São Paulo vacilou e abriu mão de artilheiro de R$ 400 milhões que hoje brilha no Cruzeiro
Se o time profissional do Cruzeiro não vive boa fase – ainda não venceu uma partida sequer este mês tanto pela Série A quanto pela Sul-Americana – a categoria de base não tem do que reclamar. O time mineiro está invicto no Campeonato Brasileiro Sub-20, lidera a competição com 11 pontos e vem de um empate contra o maior rival, o Atlético-MG, pelo placar de 1 a 1.
O nome responsável pela igualdade no marcador atende pelo nome de Cauan Baptistella. Com apenas 17 anos, ele tem dupla nacionalidade (brasileira e italiana) e anotou seu sexto gol na competição, em cinco partidas disputadas. Artilheiro da competição, ele marcou duas vezes contra Vasco e RB Bragantino, além de anotar uma vez diante do Fortaleza.
O que pouca gente sabe é que Cauan teve uma passagem pelas categorias de base do São Paulo. Ele é filho de Cleyton, ex-jogador de futsal e nasceu na cidade italiana de Benevento, mas veio para o Brasil quando ainda tinha cinco anos. Morando no interior de São Paulo, ele vestiu a camisa da Portuguesa antes de conquistar a aprovação nas categorias de base do Tricolor Paulista.
Dispensa no São Paulo e chegada ao Cruzeiro
Cauan chegou muito jovem ao time paulista quando tinha apenas 11 anos. No entanto, poucos anos após chegar, o meia acabou sendo dispensado e precisou continuar sua carreira em outros clubes. Cauan teve passagens pelo Ska Brasil, equipe paulista que tem como presidente o pentacampeão mundial Edmilson, mas chegou ao Cruzeiro quando tinha 15 anos em 2022.
Naquele ano, Cauan chegava como destaque no momento em que a SAF do Cruzeiro era comandado por Ronaldo Fenômeno. O meia, inclusive, chegou a subir para o profissional e treinou com o time que, na época, era comandado por Paulo Pezzolano. No ano passado, Cauan assinou seu primeiro contrato profissional com a equipe da Toca da Raposa e possui multa rescisória avaliada em 60 milhões de Euros (cerca de R$ 400 milhões na cotação atual).