Regra nova no Brasileirão 2025 afetará atuação de goleiros
No começo desta semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aprovou uma nova regra que certamente trará algumas mudanças em relação à atuação dos goleiros dentro de campo. Seguindo a aprovação do conselho da International Football Association Board (Ifab), agora será concedido um escanteio para a equipe adversária caso o goleiro fique com a bola nas mãos por mais de oito segundos.
O objetivo maior da nova regra é evitar que os goleiros façam muita cera durante as partidas, algo que sempre é motivo de críticas dos treinadores quando suas equipes estão em desvantagem no placar. A CBF já enviou um ofício para os clubes notificando sobre a nova regra que passa a valer já na primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2025, que começa neste fim de semana.
Com isso, quando um goleiro segurar a bola por mais de oito segundos, sua equipe será punida com a marcação de um escanteio para o adversário. Os árbitros devem controlar o tempo que os goleiros estão segurando a bola e, a partir do terceiro segundo, fazer a contagem do tempo restante sinalizando com os dedos, para que o goleiro fique ciente do tempo em que está segurando a bola.
Nova regra dos goleiros vale para outras competições da CBF e substitui antiga regra
A Confederação conseguiu o aval da Ifab para que a nova regra seja implementada ainda nesta temporada e o Campeonato Brasileiro será a primeira competição em que ela será testada. Entretanto, as outras competições organizadas pela CBF (Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa Verde, Brasileirão sub-20 e Copa do Brasil sub-17), também colocarão a regra em vigor.
Vale destacar que já existia, no livro de regras, uma indicação que visava evitar cera por parte dos goleiros – a regra dos seis segundos – que acarretaria na marcação de um tiro livre indireto dentro da área. No entanto, raramente essa regra era acionada pela arbitragem, que fazia mais uso de punir os goleiros com cartões a medida em que estes atrasassem o reinício das partidas.