Quais são os critérios de desempate do Brasileirão 2025?
O Campeonato Brasileiro 2025 começou no último fim de semana a todo vapor. O regulamento da competição já é de conhecimento geral: as 20 equipes se enfrentam em jogos de ida e volta e, ao final das 38 rodadas, o clube que somar o maior número de pontos se sagra campeão, enquanto as quatro campanhas com pior pontuação são rebaixadas para a Série B.
No entanto, você sabe quais são os critérios de desempate no Brasileirão? Abaixo, vamos mostrar um resumo com os sete critérios que definem qual equipe se qualificará na frente em caso de empate no número de pontos. Confira!
Critérios de desempate no Brasileirão 2025:
- Maior número de vitórias
Caso duas equipes terminem a competição empatadas em número de pontos, o primeiro critério de desempate a ser utilizado é o número de vitórias. Tal critério valoriza as equipes que mais buscaram resultados positivos no Campeonato Brasileiro.
- Saldo de gols
O segundo critério de desempate diz respeito ao saldo de gols. Este trata da diferença de gols marcados e gols sofridos pela equipe ao longo das 38 rodadas e, em caso de empate no número de pontos e vitórias, quem tiver o melhor saldo fica a frente.
- Gols marcados
Em caso de empate em pontos e nos dois critérios citados acima, dá-se vantagem ao clube que tiver marcado o maior número de gols no Brasileirão.
- Confronto direto
Esse caso é exclusivo apenas em empate entre duas equipes. O clube que tiver tido o melhor desempenho nas duas partidas da competição ficará a frente. Caso o empate levando em conta os critérios anteriores seja entre três ou mais times, o critério seguinte é quem determina o desempate.
- Menor número de cartões vermelhos
Primeiro critério disciplinar em caso de desempate, ele dá vantagem aos times que tiverem tido o melhor comportamento em campo. Ou seja, quem tiver menos cartões vermelhos no Brasileirão leva vantagem.
- Menor número de cartões amarelos
Da mesma forma, visa premiar a questão disciplinar dos clubes. Em caso de empate em pontos e nos critérios anteriores, quem tiver menos cartões amarelos na competição é favorecido.
- Sorteio
Por fim, em um improvável cenário de empate no número de pontos e em todos os critérios citados acima, a CBF opta por definir o desempate por meio de um sorteio. Último recurso, é visto como improvável tendo em vista que é praticamente impossível duas equipes empatarem em todos os critérios acima em uma disputa longa que é o Brasileirão.