Quais regras serão implementadas no futebol na próxima temporada?
O futebol mundial passará por mudanças em algumas regras a partir do dia 1° de julho, data de início da temporada no futebol europeu. A IFAB (International Football Association Board), entidade responsável pelas regras no futebol, elaborou um documento dando mais detalhes sobre as mudanças que serão realizadas na Temporada 2025/2026.
Uma das principais mudanças é a implementação da “regra de oito segundos” para o goleiro. Com o objetivo de evitar ceras, os árbitros das partidas devem sinalizar quando um goleiro ficar com a bola nas mãos por mais de cinco segundos. Se os arqueiros estourarem o tempo de oito segundos, o time adversário ganhará um escanteio ao seu favor.
Além disso, uma outra mudança importante diz respeito ao contato com o juíz da partida. Segundo a nova diretriz, apenas os capitães das duas equipes estão autorizados a falar com a arbitragem. Tal norma, que já é vista em esportes como o vôlei, tem como objetivo aprimorar a comunicação e evitar aquela roda de jogadores que parte pra cima dos árbitros em marcações que geram questionamentos.
Outras regras que serão implementadas no futebol a partir de julho
A IFAB elaborou mudanças em algumas outras regras. Em relação ao impedimento, o primeiro ponto de contato com a bola deve ser usado para a análise do lance. Se por acaso a bola for lançada pelo goleiro, o último ponto de contato deve ser utilizado. Além disso, quanto ao reinício das partidas, se a bola estava dentro da área penal, o árbitro deve devolvê-la ao goleiro na mesma área.
Entretanto, se estiver fora, o juíz da partida precisa devolvê-la ao jogador do time que teria a posse de bola antes da paralisação caso isso possa ser determinado pelo árbitro. Entretanto, quando não puder haver essa determinação, a bola é devolvida para um jogador do time que estava com a posse da bola, próximo ao local onde o jogo foi interrompido