FIFA cria novo torneio internacional: Corinthians e São Paulo são avisados

Este ano, a FIFA anunciou uma grande novidade para o calendário de futebol feminino: a Copa das Campeãs. A competição terá seis clubes que representam as equipes que se sagrarem campeões continentais, algo semelhante ao Mundial de Clubes de futebol masculino. O torneio será disputado entre os dias 28 de janeiro a 3 de fevereiro do próximo ano e pode contar com um representante brasileiro.

Acontece que um dos clubes garantidos no torneio será o campeão da Copa Libertadores de futebol feminino. A competição terá início no dia 18 de outubro deste ano e, dos 16 clubes participantes, três são brasileiros: Corinthians (atual campeão da competição), São Paulo e Ferroviária.

Vale destacar que, assim como criou a Copa do Mundo de Clubes do futebol masculino que terá sua primeira edição disputada este ano, a FIFA também aprovou a disputa de um Mundial na categoria feminina que também acontecerá de quatro em quatro anos. A primeira edição terá a presença de 16 times e será disputada em 2028. Nesse formato, a América do Sul terá direito a dois representantes.

Quem está garantido no novo torneio da FIFA?

A Copa das Campeãs já conheceu alguns de seus representantes. No último sábado (24), o Arsenal venceu a final da Champions League de futebol feminino diante o Barcelona pelo placar de 1 a 0 com gol marcado pela atacante Blackstenius e, com isso, já garantiu sua vaga no torneio que também tem outros representantes confirmados.

O Gotham FC, campeão da Concacaf, também está no torneio e, ao lado de Arsenal e do representante Sul-Americano, está garantido diretamente nas semifinais da competição. Por outro lado, o Wuhan Jiangada FC (Ásia), o Auckland United FC (Oceania) e o representante africano ainda não conhecido, disputarão entre si uma eliminatória valendo a última vaga entre os quatro melhores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.