Entenda por que a McLaren é a ‘equipe a ser batida’ em 2025
A Temporada 2025 da Fórmula 1 começou neste domingo (16), com o GP da Austrália. Com emoção até o fim, o inglês Lando Norris, da McLaren, conseguiu subir ao topo do pódio e largou na frente na disputa pelo campeonato. Max Verstappen (RBR), ficou menos de um segundo atrás e terminou na 2ª posição, enquanto George Russell (Mercedes) fechou o pódio em terceiro.
E por mais que a temporada tenha acabado de começar, uma coisa já parece ser certa: a McLaren é a equipe a ser batida este ano. Estamos falando dos atuais campeões do Mundial de Construtores e que, além de Norris, contam com um ótimo Oscar Piastri que, apesar de ter terminado a corrida em 9° por ter rodado na pista, é um piloto com muitas perspectivas.
No entanto, é importante ressaltar o crescimento de desempenho que a scuderia vem adquirindo nos últimos anos. Desde que passou a trabalhar com motor Mercedes nos carros, a McLaren vem tendo um desenvolvimento considerável, que culminou com o 4° lugar em 2023 e o título de construtores do ano passado, quebrando um jejum de títulos que não vinham desde 1998.
Testes endossam tese de que a McLaren é o “bicho papão” da temporada
Muita gente pode achar precipitado o fato de colocar a equipe inglesa como favorita com apenas uma prova disputada. No entanto, o período de testes no Bahrein já deixou uma boa impressão. O engenheiro Rob Marshall, que trabalhou na RBR e Renault, chegou para assumir o cargo de projetista chefe da McLaren e já mostrou bons resultados nos seus primeiros dias. Houve uma evolução considerável na tração e redução de arrasto dos carros em relação à última temporada.
Além disso, outro ponto a ser considerado é o fato de que a equipe soube tratar bem os pneus na pista em Melbourne. Com as modificações na pista, os pneus perdiam desempenho, mas a McLaren soube fazer um bom tratamento do jogo de pneus e houve um ganho considerável de tempo em relação aos adversários.
Fato é que a McLaren possui boas ferramentas para conquistar mais uma vez o campeonato de construtores e, quem sabe, ver um dos seus pilotos levantar o título Mundial.