Donald Trump ignora eliminatórias e quer colocar Seleção na próxima Copa do Mundo

Atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump quer inovar e garantir que uma seleção garanta sua vaga na Copa do Mundo de 2026 sem passar pelas Eliminatórias qualificatória para a competição. De acordo com informações do ‘ge’, Trump sugeriu a Gianni Infantino, presidente da FIFA, que a Rússia ganhasse uma vaga na próxima edição do torneio mundial.

O presidente norte-americano afirmou que uma participação dos russos no próximo mundial poderia dar um incentivo para a paz. Vale destacar que a Rússia não participa mais de competições internacionais por conta da guerra com a Ucrânia, que iniciou com a invasão russa em fevereiro de 2022, sob mando de Vladmir Putin, presidente do país europeu.

A suspensão teve início ainda nas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, naquele mesmo ano, e vale tanto para as seleções masculina quanto feminina. A Rússia também teve sua participação dos Jogos Olímpicos suspensa e os atletas com nacionalidade russa que desejaram concorrer em algumas modalidades tiveram de fazer isso como “atletas neutros”.

Última participação da Rússia na Copa do Mundo

O último mundial disputado pelo país foi em 2018, quando a Rússia foi justamente a sede do torneio. Naquele ano, as donas da casa avançaram na 2ª colocação do Grupo A superando Arábia Saudita e Egito, e chegaram até as quartas de final da competição depois de vencer a Espanha na fase anterior, nos pênaltis. A queda veio para a Croácia – que se sagraria vice-campeã naquele ano – também nos pênaltis.

Essa foi, inclusive, a melhor campanha do país enquanto Rússia na Copa do Mundo. De 1930 a 1990, o país disputava a competição como União Soviética. De 1994 pra cá, a seleção se classificou em quatro edições. Em 1994, 2002 e 2014, a Rússia sequer avançou da fase de grupos, e terminou o Mundial jogando em casa na 8ª colocação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.