Conmebol propõe mudança importante de regra para Copa do Mundo

Em 2030, a Copa do Mundo chegará a sua 23ª edição em um momento especial, já que ela completará 100 anos. Por conta disso, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, deu uma sugestão para este mundial. Em participação no 80º Congresso Ordinário da Conmebol desta quinta-feira (10), em Luque, no Paraguai, ele sugeriu um Mundial com 64 seleções.

“Estamos convencidos de que a celebração do centenário será algo único, porque só uma vez se completam 100 anos. E por isso estamos propondo, por única vez, realizar este aniversário com 64 equipes, em três continentes simultaneamente. Para que todos os países tenham a oportunidade de viver uma experiência mundial, e para que ninguém neste planeta fique de fora desta festa que, embora seja jogada em todos os lugares, é nossa festa”, afirmou Domínguez.

O presidente da Conmebol fez referência ao fato de que a competição, pela primeira vez na história, será disputada em dois continentes diferentes em 2030. A candidatura vencedora foi conjunta entre Espanha, Portugal e Marrocos. Mas os três primeiros duelos da Copa de 2030 serão disputados na Argentina, Paraguai e Uruguai por conta do aniversário de 100 anos.

Próxima Copa do Mundo já será histórica

A Copa do Mundo de 2026 tem tudo pra entrar pras linhas da história do futebol mundial. Isso porque a competição, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá, terá um recorde de participantes: são 48 seleções em busca do título de campeã mundial na ocasião. Serão 12 grupos com quatro seleções e os dois primeiros de cada grupo se classificam. Além disso, os oito melhores terceiros colocados também avançarão.

Até o momento, apenas quatro seleções já se juntaram às anfitriãs e garantiram suas vagas na Copa do Mundo de 2026. A Argentina ficou com a primeira vaga da Conmebol, já que lidera com sobras as eliminatórias da América do Sul. Além dos atuais campeões do mundo, se garantiram na última Data FIFA Japão e Irã (Ásia) e Nova Zelândia (Oceania).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.