Com ajuda de inteligência artificial, atleta do Corinthians consegue vaga na Seleção

A iniciativa da empresa de tecnologia suíça Footbao é ajudar jovens jogadores de futebol a mostrarem seu talento para grandes clubes dentro e fora do Brasil. Através do uso de inteligência artificial, a plataforma online trabalha como um tipo de “olheiro”, que examina as características dos atletas por meio de vídeos. Foi assim que a zagueira Glória Gasparini, se destacou na base do Corinthians, até chegar na Seleção Brasileira Feminina Sub-17.

A parceria entre a atleta de 16 anos e a Footbao iniciou em 2024, e em um ano depois, Glória conseguiu alcançar um feito importante para uma jogadora de base: chegar na Seleção. Com vídeos publicados na plataforma, que tem um desing inpirado no TikTok, a zagueira passou a aparecer em um cenário onde a tecnologia passa, a ser um aliado dentro dos gramados, podendo ser utilizada pré, durante e pós-jogo.

O CEO da empresa, Nick Rappolt, possui formação em finanças e marketing na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e explicou que a forma encontrada pela plataforma para potencializar a descoberta de novos talentos é usar a IA, como um filtro inicial. Após os vídeos serem postados no aplicativa, a inteligência artificial será a responsável pela minutora as habilidades mostradas nas imagens, como posicionamento em campo, passes, dribles e finalizações.

O empresário afirmou que a plataforma atuará como um espaço de democratização para atletas de base e do futebol feminino, onde muitas vezes os holofotes da mídia esquecem, deixando que seus perfis para serem avaliados não sejam construídos.

“Queremos democratizar o acesso ao futebol. Com a inteligência artificial, conseguimos olhar para lugares que antes eram ignorados pelo mercado tradicional”, declarou o mandatário.

A ideia é que a audiência, os clubes especificamente, ou até mesmo olheiros e analistas de desempenho utilizem a plataforma para completar ou iniciar suas análises sobre um atleta. Mas vale ressaltar, que isto não elimina a etapa em que o ser humano irá interferir na escolha e ter seu próprio julgamento.

O caso da defensora do Corinthians é tratado como um “case de sucesso”, pelo fator da brasileira ter chegado à Seleção com a ajuda da plataforma. Mas a equipe deseja ir mais longe neste projeto e espera através do compartilhamento de vídeos, que consigam descobrir um “novo Neymar” ou “novo Vini Jr”, com a ajuda do IA. A plataforma já soma mais de 100 mil usuários cadastrados ao redor do mundo, com grande concentração no Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.