Após comunicado da FIFA, Botafogo fica sem chances de ganhar o Super Mundial
No início desta semana, a FIFA fez uma solicitação para que a TV Globo mudasse a nomenclatura do novo Mundial de Clubes. O torneio continental, que será disputado entre junho e julho deste ano nos Estados Unidos, será chamado de “Copa do Mundo de Clubes” tanto pela emissora carioca quanto pelas outras emissoras ao redor do mundo que possuem os direitos de transmissão do torneio.
O pedido da FIFA se deu com o objetivo de reforçar que se trata de uma “Copa do Mundo” e expressões como “Supermundial” ou “Mundial de Clubes” não atendiam esse requisito da entidade. Inclusive, a própria Globo já tratou de se “retratar” com a entidade. No último domingo, 11, na transmissão do clássico entre Palmeiras e São Paulo, as chamadas para o torneio já o tratavam como “Copa do Mundo de Clubes”.
Botafogo e mais brasileiros na Copa do Mundo de Clubes da FIFA
Novidade da FIFA no calendário esportivo, a Copa do Mundo de Clubes contará com a presença de 32 equipes espalhadas ao redor do mundo. A competição será sediada nos Estados Unidos e disputada entre os dias 14 de junho a 13 de julho deste ano. Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, campeões das quatro últimas edições da Copa Libertadores, são os representantes brasileiros.
Em dezembro do ano passado, a FIFA realizou o sorteio da fase de grupos e definiu os adversários das equipes brasileiras. O Palmeiras foi sorteado no Grupo A ao lado de Porto, Al-Ahly (Egito) e Inter Miami, um dos representantes da sede do torneio. O Botafogo está no Grupo B ao lado dos gigantes PSG e Atlético de Madrid, além do Seattle Sounders, outro representante norte-americano.
O Fluminense está no Grupo F junto a Borussia Dortmund, Ulsan (Coreia) e Mamelodi Sundowns (África do Sul). O grupo do Flamengo é o único que está indefinido, já que o León, do México, foi excluído da competição por infringir as regras da FIFA para o torneio. Até o momento, o Grupo D conta com o Rubro-Negro, o Chelsea e o Espérance (Tunísia). América do México e Los Angeles FC disputarão uma partida para definir quem será o substituto do León na competição.