Entenda as mudanças de regulamento da F1 em 2025

A Temporada 2025 da F1 está prestes a começar! Neste domingo (16), os 20 pilotos começarão sua jornada na disputa do Grande Prêmio da Austrália que será realizado a partir da 1h (horário de Brasília). Será a primeira das 24 corridas que serão disputadas ao longo da temporada, que acontece entre março e dezembro deste ano.

Este ano, a Fórmula 1 terá algumas novidades. Lewis Hamilton, piloto inglês de 40 anos, deixou a Mercedes e fará a sua estreia pela Ferrari. Além disso, a atual temporada marca o retorno do Brasil ao grid de largada. O jovem Gabriel Bortoleto, de apenas 20 anos, será piloto da Sauber após ter tido bons desempenhos nas categorias inferiores nos últimos anos.

No entanto, a F1 não teve apenas mudanças em relação aos pilotos, já que algumas regras mudaram da última temporada para cá. A partir deste ano, não será mais dado ponto extra aos pilotos que terminarem a corrida com a volta mais rápida. A mudança aconteceu após Daniel Riccardo, ex-piloto da RB, admitir que tirou o ponto extra de Lando Norris na última temporada para ajudar Max Verstappen.

Mais mudanças de regulamento da F1 este ano

O regulamento trouxe algumas alterações importantes para os pilotos. Eles agora terão um kit de resfriamento que faz parte do protocolo “Perigo de Calor”. O dispositivo de resfriamento vem após queixas de alguns pilotos que sofreram com o calor no GP do Catar de 2023. Além disso, aquele piloto que for pego falando xingamentos ou fazendo “manifestações políticas e religiosas” deve levar uma multa e, em casos mais extremos, suspensão ou perda de pontos no campeonato.

Mas também houveram mudanças relacionadas às pistas na F1. No GP de Monaco, por exemplo, as equipes serão obrigadas a realizarem dois pit stops e usar três jogos de pneus na prova. Além disso, foi aprovado um novo protocolo para o grid de largada em casos de emergências. Quando a classificação não puder ser feita em seu dia normal por interferências climáticas, o grid deve ser definido conforme a classificação do Mundial de Pilotos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.