UEFA bate o martelo e Arsenal é banido das competições por 10 anos
A UEFA anunciou nesta quarta-feira (16/07), o banimento do FK Arsenal Tivat de competições europeias por um período de 10 anos. A condenação é consequência da investigação da confederação europeia de futebol sobre a tentativa de manipulação de resultado no jogo contra o Alashkert FC-ARM, válido pela Conference League 2023/24.
O confronto aconteceu pela fase eliminatória do torneio continental, em julho de 2023. O primeiro jogo entre as equipes terminou empatado em 1 a 1, porém na partida de volta ocorreu uma goleada do time visitante por 6 a 1, com o Alashkert FC se classificando. Por conta do resultado, a UEFA julgou que houve violações de suas regras disciplinares.
O castigo aplicado pela confederação europeia de futebol é considerada por muitos como histórica. O Comitê de Controle, Ética e Disciplina da UEFA, decidiu punir o Arsenal Tivat com a exclusão de 10 anos de todas as suas competições iniciando a partir de 2024/25, além do pagamento de uma multa no valor de 500 mil euros (R$ 3,2 milhões).
Além do time, a UEFA baniu para sempre o jogador Nikola Celebic e o técnico Ranko Krgovic, integrantes do time. Estão afastados por 10 anos, outros representantes do time de Montenegro, são eles: o capitão Cetko Manojlovic, Radule Zivkovic, Dusan Puletic e Milan Vignjevic. Ainda foram punidos por seis e oito anos, respectivamente os atletas Goran Janjusevic e Christos Psomiadis.
Vale ressaltar que confederação europeia já solicitou à FIFA a proibição de todos os citados no processo em todo planeta, fazendo com que a sanção se torne mundial.