São Paulo deixa Corinthians para trás em novo ranking de torcidas

Cenário majoritariamente masculino, o futebol brasileiro tem caído diariamente no gosto das mulheres. Em uma pesquisa elaborada pelo jornal O Globo, Ipsos e Ipec, realizada recentemente entre os dias 05 e 09 de junho, foi revelado que Flamengo e São Paulo estão se destacando nacionalmente entre os clubes com a maior quantidade de mulheres presentes em suas torcidas.

A pesquisa reuniu cerca de 2.000 pessoas com idades acima dos 15 anos entre 132 municípios e possui uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais. De acordo com o estudo, nenhuma agremiação possui mais mulheres em sua torcida como maioria, porém o Flamengo liderança preferência feminina com 19,7%, seguido pelo São Paulo, com 5,6%.

Entre os números, cariocas e paulistas ocupam o topo do ranking. O Flamengo totaliza 48% de sua torcida composta por mulheres, enquanto o Soberano tem 45%, acima do Corinthians que aparece em seguida com 43%.

Números gerais por gênero

O Flamengo possui grande vantagem tanto no número absoluto quanto no proporcional de torcedoras entre os cinco clubes com maiores torcidas do país. Mesmo com a maioria composta por homens, o percentual feminino da torcida que atualmente é 48%, supera a média nacional, que é de apenas 21,2%.

O São Paulo aparece em seguida, entre os representantes com menor diferença entre os gêneros presentes na torcida. Segundo a estatística, 5,6% são mulheres e 7,2% homens.

O levantamento ainda expõe a falta de proporção nos percentuais de outras torcidas. Anteriormente, o Palmeiras apresentava 6,2% da preferência feminina, mas agora possui apenas 5%. Já o Vasco ganhou o destaque pelo alto número de homens, com 67% de presença masculina. Este número do Cruzmaltino representa o maior percentual entre todos os clubes citados.

Iniciativas de inclusão

Mesmo com o número crescente de torcedoras e as ações de inclusão dos clubes, a igualdade de mulheres nas torcidas está longe de ter números parecidos. O São Paulo decidiu adotar medidas voltadas à inclusão feminina, com campanhas de descontos em parcerias com aplicativos de transportes, oferecendo deslocamentos especiais e exclusivos até o Morumbis.

O Soberano ainda criou canais de denúncias, espaços para acolhimento de vítimas de violência e ações de saúde. Vale ressaltar que exames como mamografia estão inclusos e realizados de graça no estádio.

O Flamengo também busca maneiras de melhorar a relação do clube com o publico feminino usando estudos internos como metodologia. Está em desenvolvimento um projeto de segmentação de torcedores com base no comportamento e no consumo de conteúdos publicados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.