Santos, Corinthians e São Paulo boicotaram o Campeonato Brasileiro de 1979

Chega até a ser estranho pensar que, em determinado momento, grandes clubes do futebol nacional simplesmente deixaram de disputar o título do Campeonato Brasileiro para voltar suas atenções para os Estaduais. Pois foi justamente isso o que aconteceu em 1979, quando três gigantes do futebol paulista – Corinthians, Santos e São Paulo – resolveram boicotar o Brasileirão daquele ano.

Ao lado da Portuguesa, os três times paulistas simplesmente desistiram de disputar o título nacional naquele ano por alguns motivos. O principal foi por não concordar com o formato da competição naquela época. Organizado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), o Brasileirão daquele ano acabou sendo disputado em meio à interesses da Ditadura Militar e contou com a presença de 94 clubes.

Os grandes queriam entrar na competição apenas nas fases posteriores já que disputariam um outro torneio (o Rio-São Paulo, que acabou sendo cancelado). Como não puderam entrar a partir da terceira fase, os três paulistas e a Portuguesa optaram por abdicar da competição e, assim priorizaram o Campeonato Paulista. Naquele ano, o Santos se sagrou campeão ao vencer o São Paulo nas finais.

Como foi disputado o Campeonato Brasileiro de 1979?

A competição foi dividida em cinco fases e contou com 96 clubes. Destes, 80 entravam na primeira fase e foram divididos em grupos. Ao final, avançavam 44 times que se juntavam a outros 12 que seriam seis cariocas e seis paulistas e, dos 56 clubes, 14 avançavam para a terceira fase. Estes, se juntariam a Guarani e Palmeiras, respectivamente campeão e vice do Campeonato Brasileiro anterior.

Na terceira fase, os clubes eram divididos em quatro grupos com quatro times e apenas o campeão de cada grupo avançava de fase. Coritiba, Palmeiras, Internacional e Vasco da Gama lideraram suas chaves e avançaram para as semifinais, disputadas em confrontos de ida e volta. Em uma semifinal, o Cruzmaltino superou o Coritiba pelo placar de 3 a 2 no agregado, enquanto o Colorado derrotou o Alviverde na outra semifinal pelo placar total de 4 a 3.

Cariocas e gaúchos decidiram o Campeonato Brasileiro daquele ano em duas finais e o Inter acabou vencendo as duas partidas: 2 a 0 no primeiro jogo no Maracanã e 2 a 1 na partida decisiva no Beira-Rio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.