San Lorenzo e a luta para voltar a Boedo

Um dos clubes mais tradicionais do futebol argentino, o San Lorenzo pode estar prestes a realizar um grande sonho do clube. Por meio de um comunicado oficial, a equipe divulgou que está em tratativas para voltar ao bairro de Boedo. O local tem uma conexão histórica com o clube, já que foi lá – mais exatamente no El Gasómetro – que a equipe de Almagro mandou suas partidas desde sua fundação (em 1908) até o fim dos anos 70.

Segundo divulgado pela equipe, foi feita a quitação do débito com o Carrefour, rede de supermercados francesa que era a antiga proprietária do terreno onde se localiza o estádio. Com isso, o San Lorenzo pode retomar as tratativas para erguer o seu novo estádio, que trará uma homenagem ao Papa Francisco, pontífice que é torcedor declarado da equipe campeã da Libertadores em 2014.

Mauricio Moretti, presidente do San Lorenzo, deu detalhes da construção do novo estádio e afirmou que pode se inspirar em um rival brasileiro. “Temos a possibilidade de que a Sony invista na construção de um estádio com capacidade para 60.000 pessoas. Na cidade de Buenos Aires, não há estádios para eventos musicais. É por isso que temos uma oportunidade única, como o Palmeiras fez no Brasil”, afirmou.

Identificação do San Lorenzo com o Boedo

O bairro argentino é um onde os torcedores apresentam maior identificação com o futebol. Foi em Boedo que, em 1908, o padre Lorenzo Massa reuniu alguns jovens e montou um time que saltou do futebol amador para o profissional em 1915. Por lá, o futebol se tornou cada vez mais popular, tanto é que o Gasómetro ganhou uma capacidade para incríveis 70 mil torcedores na década de 30, algo inimaginável para aquela época.

O San Lorenzo resistiu a uma forte repreensão militar e o clube chegou a perder o estádio em 1979. O golpe atingiu o clube, que amargou um rebaixamento no Campeonato Argentino pouco tempo depois. Agora, o clube batalha para voltar ao local onde suas raízes estão localizadas e onde o povo aprendeu a respirar futebol por tamanha tradição da equipe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.