Ronaldinho desistiu de assinar com gigante inglês de última hora
Ronaldinho Gaúcho é um dos nomes mais emblemáticos da história do futebol brasileiro. Campeão da Copa do Mundo de 2002 com a Seleção Brasileira, o ex-meia marcou uma era no Barcelona quando defendeu a camisa da equipe entre 2003 e 2008. No entanto, o campeão da UEFA Champions League em 2005 quase teve seu destino em um outro clube, mais especificamente no futebol inglês.
Acontece que, antes de acertar sua ida para o Barcelona, Ronaldinho esteve muito perto de um acerto com o Manchester United. Em uma entrevista para a ESPN, o “Bruxo” revelou que chegou até mesmo a conversar com Alex Ferguson, técnico dos ‘Red Devils’ na época, e que só não deixou o PSG rumo à Inglaterra por conta da interferência de um antigo diretor do Barça.
“Foi devido ao Sandro Rosell, que também foi para o Barcelona na época. Já tínhamos uma amizade muito grande e com a ida dele virou muito para eu ir para o Barcelona. O Sandro foi meio que responsável por isso”, afirmou Ronaldinho. Rosell, citado pelo craque, havia sido indicado por Joan Laporta, eleito presidente do Barcelona na época, para trazer R10 aos Culés.
Ronaldinho revolucionou o Barcelona
Apesar de ter em mãos uma proposta do Manchester United, que estava conquistando tudo na época, o brasileiro acabou sendo seduzido pelo Barcelona, que tentava superar uma crise movida ao jejum de títulos vivido pela equipe catalã. Mesmo com o forte interesse dos ingleses, os espanhóis não se deram por vencidos e fizeram de tudo para contar com o astro.
E deu muito certo. Afinal de contas, Ronaldinho conseguiu tirar o Barcelona da fila de títulos e viveu seu auge na carreira a partir de 2004, quando ajudou o clube a conquistar o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha, além de ter sido eleito o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA naquela temporada.
Deixou o clube em 2008 e passou ainda por Milan, Flamengo, Atlético-MG, Querétaro (México) e Fluminense, até se aposentar dos gramados.