Rivais não deram conta e acabaram rebaixados juntos no Brasileirão
Em 2024 um evento atípico aconteceu na Série B do Campeonato Brasileiro. Na oportunidade Ponte Preta e Guarani, os dois times que protagonizam o derby de Campinas, foram rebaixados à Série C. Essa foi apenas a nona vez que rivais caíram juntos na história do Brasileirão de pontos corridos.
Talvez o episódio mais emblemático tenha acontecido em 2020, quando Vasco e Botafogo, dois gigantes do futebol carioca, terminaram a temporada na zona de rebaixamento. O Botafogo caiu de forma antecipada, na lanterna, enquanto o Vasco lutou até as últimas rodadas, mas sem sucesso.
No futebol nordestino Bahia e Vitória também já dividiram esse destino amargo em duas ocasiões. Em 2005 ambos foram rebaixados à Série C – um momento crítico para dois dos maiores clubes da região. Anos depois, em 2014, voltaram a cair juntos. Dessa vez da Série A para a B.
Santa Cruz e Náutico também tiveram uma queda em conjunto, em 2017. Os dois representantes de Pernambuco encerraram a temporada na zona de degola da Série B e iniciaram o ano seguinte na terceira divisão nacional. Já no Sul do país, Chapecoense e Avaí, viveram o mesmo drama, em 2019. As campanhas irregulares levaram os rivais catarinenses de volta à Série B.
Confira, portanto, a lista completa das nove vezes em que rivais foram rebaixados juntos no Campeonato Brasileiro:
Série A para a B:
Vasco e Botafogo (2020)
Chapecoense e Avaí (2019)
Avaí e Joinville (2015)
Bahia e Vitória (2014)
Náutico e Sport (2009)
Série B para a C:
Ponte Preta e Guarani (2024)
Santa Cruz e Náutico (2017)
Ituano e Paulista de Jundiaí (2007)
Bahia e Vitória (2005)