Regras do futebol de botão: aprenda a jogar em poucos minutos

O Futebol de Mesa, conhecido popularmente como futebol de botão, é uma brincadeira tradicional que atravessa gerações e continua sendo muito querida por crianças e adultos no Brasil.

Em cada localidade que a partida é realizada podem existir modalidades e regras diferentes. No entanto em diversas competições oficiais ao redor do Brasil os certames são disputados sob influência da regra dos três toques ou “Regra Carioca”.

Nela cada competidor, basicamente, pode ter direito a no máximo três ações com a bola. Sendo que os dois primeiros toques são livres, enquanto que o último só é concedido caso o anterior tenha resvalado em algum botão do mesmo time. Já a finalização pode acontecer, exclusivamente, quando a jogada iniciar no campo de ataque.

Nessa regra as partidas contam com uma duração de 40 minutos, divididos em dois tempos de 20. Um intervalo de até cinco minutos é concedido entre cada etapa.

Por outro lado a regra dos 12 toques ou “Regra Paulista” é mais tradicional e simples. Aqui cada jogador pode realizar até 11 movimentos antes de chutar ao gol, que seria a 12ª ação. No entanto um mesmo botão só tem o direito de tocar três vezes consecutivas na bola. Em caso de uma 4º batida há a marcação de falta para o adversário.

Na Regra Paulista os jogos são disputados em duas etapas de dez minutos cada, com um intervalo de três minutos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.