Regras do Campeonato Belga de futebol: o confuso regulamento da Jupiler Pro League da Bélgica
A Jupiler Pro League, ou Campeonato Belga, é conhecida no mundo todo por ter um dos regulamentos mais confusos dentre as ligas profissionais de futebol.
No sistema atual – temporada 2024/25 – 16 equipes participam da primeira divisão do Campeonato Belga. Inicialmente os times se enfrentam em turno e returno, totalizando 30 rodadas. Após essa etapa, os seis melhores classificados avançam para os play-offs do título, conhecidos como “Champions Play-offs”, pois o primeiro e o segundo colocado garantem vagas na Champions League, enquanto que o terceiro vai à Europa League.
No entanto é aí que o regulamento começa a ficar confuso. No Champions Play-offs todos os times classificados têm a sua pontuação reduzida pela metade. Quem ficar com pontuação “quebrada” o número de tentos é arredondado para cima.
Agora na parte debaixo da tabela o sistema é ainda mais confuso. Os times que ficaram entre a 7º e a 12º posição da fase regular se enfrentam em um torneio chamado de “Conference League Play-off Group”. Nele também há a redução dos pontos pela metade.
E o que ganha o campeão da Conference League Play-off Group? A oportunidade de disputar uma espécie de final contra o quarto colocado do Champions Play-offs. Em jogo único os times duelam por uma vaga na UEFA Conference League.
Por fim o rebaixamento do Campeonato Belga não fica para trás quando o assunto é aleatoriedade no regulamento. As quatro equipes que terminarem entre a 13ª e a 16ª posição vão disputar o chamado “Playoff de manutenção”, em um formato onde duas equipes serão rebaixadas diretamente para a segunda divisão. Aqui os times começam com os mesmos pontos que conquistaram na campanha regular.
No entanto ainda há espaço para mais um absurdo. O segundo colocado do play-offs de manutenção disputa uma partida com o campeão do play-offs de Promoção da Challenger Pro League (Série B da Liga Belga). O vencedor do duelo fica com a vaga na próxima edição da Jupiler Pro League.