Regra 5 do futebol: o árbitro e suas atribuições
A gente sabe que, para um bom funcionamento do futebol, é necessário que algumas regras sejam seguidas ao pé da letra. E uma das figuras mais importantes do esporte também tem uma parte dedicada a si no manual de Regras do futebol. O árbitro é quem tem a grande responsabilidade de fazer com que o jogo corra da melhor maneira possível.

Abaixo, vamos listar algumas das principais atribuições indicadas aos árbitros de futebol. Vale destacar que já abordamos também as quatro primeiras regras do futebol e você pode acompanhar clicando aqui.
O árbitro e seu papel na partida de futebol
Primeiro de tudo, é importante lembrar que os árbitros não tomarão decisões nas partidas de acordo com a sua vontade própria. Eles precisam seguir aquilo que está escrito nas regras do jogo e no espírito do jogo, tomando decisões seguindo tais preceitos.
Ele é o responsável por tomar uma decisão final, inclusive se tiver auxílio da arbitragem de vídeo para checagem de lances relacionados à supostas penalidades, expulsões ou impedimentos em caso de interferência, possível gol ou erros de identificação, que acontecem quando um jogador é punido no lugar de outro por engano.
Além disso, falando em VAR, os árbitros podem esperar a checagem da arbitragem de vídeo de determinado lance, mas a partir do momento em que ele reinicia o jogo, o lance não pode mais ser checado, nem mesmo se seja encontrada alguma irregularidade.

É papel do árbitro comandar o jogo com o auxílio dos outros membros de arbitragem (bandeirinhas e quarto árbitro). Além disso, ele precisa cronometrar o jogo e aplicar os acréscimos que acreditar ser necessários por conta de paralisações para atendimento médico ou substituições.
Parte disciplinar e súmula das partidas
O árbitro tem em sua posse os cartões das cores amarela e vermelha, sendo o primeiro para uma advertência aos jogadores e o segundo para faltas mais graves que demandem expulsão. Caso um jogador receba dois cartões amarelos, ele automaticamente leva um vermelho em seguida. O uso dos cartões é exclusivo do árbitro e eles podem ser utilizados até mesmo após a partida, caso o jogador cometa algum ato de indisciplina.
Assim como os jogadores, os membros das comissões técnicas também são passíveis de cartões. Nesses casos, o árbitro pode optar pelas advertências em caso de reclamações ou atraso de jogo. O único componente da comissão técnica que não pode ser expulso é o médico das equipes, já que eles podem precisar entrar em campo em caso de lesões.
Ao final dos jogos, os árbitros devem fazer o relato das partidas utilizando a súmula. Nesse documento, o juiz deve relatar os principais acontecimentos do jogo, como gols, aplicação de cartões ou qualquer outro tipo de atividade que tenha acontecido na partida.
Gestos dos árbitros
Outra parte fundamental diz respeito aos gestos dos árbitros no campo de jogo. Eles servem para identificar o tipo de infração ou acontecimento que está sendo marcado na partida. Na imagem abaixo, você pode conferir alguns gestos e os seus respectivos significados:

Outro gesto que ficou bastante conhecido é o do VAR. Ao terminar uma análise de um lance com a ajuda da tecnologia, o árbitro deve fazer uma sinalização de TV indicando que a decisão foi tomada após consulta à arbitragem de vídeo.
A gesticulação da arbitragem deve ser feita de forma precisa, afim de facilitar a visualização daquilo que está sendo marcado em campo de jogo.