Quando Vasco e Botafogo decidiram o Carioca de 1990 na Justiça

Durante a história, Botafogo e Vasco protagonizaram diversos momentos de rivalidade. No entanto, um dos embates entre as duas equipes que certamente é um dos mais marcantes aconteceu no Campeonato Carioca de 1990. Naquele ano, a competição sequer foi decidida dentro de campo, já que a disputa da taça foi parar na Justiça.

Os finalistas eram definidos de acordo com a classificação geral da competição. O primeiro colocado avançava diretamente para as finais, enquanto o segundo e terceiro colocados disputariam uma partida para definir o outro finalista. Na soma dos pontos dos dois turnos, o Botafogo acabou ficando com a primeira colocação com 32 pontos. Vasco (31) e Fluminense (29), vieram logo atrás e disputaram um jogo extra, vencido pelo Cruzmaltino por 1 a 0.

Com isso, Botafogo e Vasco disputariam a grande final da competição. E é aí que nasce a polêmica. Isso porque o Cruzmaltino se apegava com o regulamento da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) de que, caso o Botafogo vencesse a partida entre as duas equipes, o duelo teria de ir para a prorrogação para ser definido o vencedor.

O Glorioso, no entanto, seguia o que dizia o regulamento original: seria campeão carioca quem vencesse o duelo final entre as duas equipes.

Jogo entre Botafogo e Vasco teve polêmica ao apito final

As duas equipes fizeram um jogo disputado e o Botafogo conseguiu a vitória pelo placar de 1 a 0, com gol de Carlos Alberto Dias. É aí que começa a polêmica. Isso porque os jogadores do Glorioso já comemoravam o título e foram para os vestiários. Mas a arbitragem da partida – e os jogadores do Vasco – esperavam o retorno dos botafoguenses para disputar a prorrogação.

Como o Botafogo não voltou a campo, os vascaínos consideraram o ato como desistência e também passaram a comemorar o título. A taça não foi para o estádio e não houve a tradicional volta olímpica com os campeões, já que o título não estava definido naquele momento.

No entanto, dias depois, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) considerou o Botafogo campeão (que sagraria o bicampeonato da equipe) do Carioca.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.