Proposta de milhões da Alemanha pesa e Corinthians pode assinar contrato
A relação entre o Corinthians e a Nike anda meio estremecida e pode ser finalizada em breve. Parceiros desde 2003, os conflitos entre marca e o clube, estão fazendo com que a colaboração esteja perto do fim e com o time paulista já buscando um novo substituto no mercado, com a Adidas sendo a primeira empresa de materiais esportivos a negociação, segundo informações do UOL.
De acordo com informações do Portal, a ideia da atual gestão é fechar um acordo com a empresa para fornecimento de material esportivo a partir de 2026. Contudo, existe uma cláusula no contrato do Corinthians com a Nike, que impede a negociação do clube com terceiros. Caso haja alguma proposta, o time deve notificar a atual fornecedora por escrito.
O contrato atual com a Swoosh rende cerca de R$30 milhões por ano ao clube. O valor foi estabelecido em 2018, não sofrendo reajuste desde então. A quantia é considerada abaixo do mercado, em comparação ao contrato da Adidas com o Flamengo, que é de R$69 milhões anuais. Conforme noticiado pela UOL, a proposta do Corinthians é se aproximar deste valor e teria dez anos de validade.
Contudo, não é apenas o valor o contrato com a Nike que tem incomodado o Timão. Algumas cláusulas são consideradas abusivas e a qualidade do serviço prestado pela Fisia, representante da marca no Brasil, também são pontos negativos para a insatisfação do clube. Além disso, o contrato entre as partes foi renovado, em dezembro passado, até 2029 de forma automática, após a empresa ter dificuldades de comuniçaçõ com os paulistas.
A reportagem ainda destaca que as tratativas do Corinthians com a Adidas não foram informados à Nike, e que o clube está disposto a entrar em disputa judicial coma empresa norte-americana, caso o acordo avance. Mesmo com as conversas em andamento, a empresa alemã demonstra estar insegura quanto ao acerto com o Timão, devido aos problemas administrativos que o clube tem enfrentado nos últimos anos.
No final do mês passado, Corinthians e Nike lançaram a camisa titular para a temporada 2025. A peça faz referencia ao título mundial conquistado pelo clube em 2000.