Premier League anuncia nova tecnologia para impedimentos
Nesta terça-feira (1°), a Premier League tomou uma importante decisão para esta reta final de temporada. A tecnologia do impedimento semiautomático passará a ser utilizada na competição a partir da 32ª rodada da competição. As informações foram confirmadas pela ‘Sky Sports News’. Com isso, a ferramenta entrará em vigor na competição a partir do próximo dia 12.
“A tecnologia de impedimento semiautomatizada automatiza elementos-chave do processo de tomada de decisão sobre impedimento para dar suporte ao árbitro assistente de vídeo (VAR). Ele fornece um posicionamento mais eficiente da linha de impedimento virtual, usando rastreamento óptico do jogador, e gera gráficos virtuais para garantir uma experiência aprimorada no estádio e na transmissão para os fãs”, afirmou a Premier League por meio de comunicado.
Segundo informações do portal ‘O Globo’, o impedimento semiautomático foi aprovado com unanimidade pelos clubes. Com isso, a tecnologia será utilizada pela primeira vez na competição no duelo entre Manchester City e Crystal Palace, no sábado (12), no Etihad Stadium.
Antes da Premier League, ferramenta já foi utilizada em outra competição inglesa
O impedimento semiautomático não é uma novidade para o futebol inglês, já que a tecnologia foi utilizada em uma outra ocasião. A ferramenta foi utilizada em sete partidas válidas pela 5ª rodada da Copa da Inglaterra em fevereiro, nos jogos que foram disputados nos estádios das equipes que disputam a Premier League.
A tecnologia também foi utilizada nas quartas de final, exceto no jogo entre Preston North End e Aston Villa, que foi disputado no estádio da equipe que disputa a Championship, equivalente à segunda divisão do futebol local.
O impedimento semiautomático ganhou destaque na Copa do Mundo de 2022 disputada no Catar. A ferramenta envia dados para a cabine do VAR por meio de uma tecnologia instalada nas bolas da competição. O objetivo da ferramenta é identificar as posições dos jogadores com precisão para ajudar nas marcações de impedimentos.