Por que times ingleses disputam mais campeonatos?

O calendário do futebol inglês é conhecido por ser um dos mais intensos da Europa. Isso acontece pois os clubes do país possuem em sua agenda anual um torneio a mais em relação a maioria dos outros times do continente.

Além da Premier League, os principais times ingleses disputam duas copas nacionais em vez de uma: a Copa da Inglaterra (FA Cup) e a Copa da Liga Inglesa (Carabao Cup). Ambas são realizadas simultaneamente, o que naturalmente aumenta o número de jogos na temporada e o desgaste dos atletas.

A participação na FA Cup é um dos principais motivos para a carga de jogos elevada. Criado em 1871 o torneio é o mais antigo do mundo em atividade e envolve mais de 700 times por edição, desde gigantes da elite até equipes amadoras. Essa diversidade faz com que a competição seja extensa, começando em agosto e indo até maio do ano seguinte, com várias fases eliminatórias. O vencedor garante uma vaga direta na Europa League e a chance de disputar a Supercopa da Inglaterra, diante do campeão da Premier League.

Já a Carabao Cup, apesar de menos tradicional, também contribui para o calendário apertado. Criada em 1960, ela reúne os 92 clubes das quatro principais divisões da Inglaterra. Embora mais curta, com final em fevereiro, oferece uma vaga na Conference League.

Somado a isso os clubes ainda precisam disputar a liga nacional da divisão a qual pertencem e podem ter o incremento de alguma competição europeia no calendário. Na temporada de 2023-24, o Liverpool chegou a ter 58 partidas no ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.