Por que León, adversário do Flamengo, foi excluído do Mundial?
Na manhã desta sexta-feira (21), a Fifa anunciou uma mudança importante relacionada ao Super Mundial de Clubes. O León, clube mexicano que foi sorteado no mesmo grupo do Flamengo, acabou sendo excluído da lista de participantes. A equipe, que contratou o meia colombiano James Rodríguez, estava no Grupo D que também conta com Chelsea e Espérance (Tunísia).
Segundo a Fifa, o motivo da exclusão do León se deu pelo fato de que a equipe possui o mesmo dono do Pachuca, clube mexicano que também está qualificado para a competição. No entanto, o regulamento da competição impede que dois clubes que possuem o mesmo dono disputem o Mundial.
“Após avaliar todas as evidências do caso, o presidente do Comitê de Apelações da Fifa decidiu que tanto o Pachuca quanto o León não atendem aos critérios de propriedade multiclube estabelecidos no regulamento do Mundial de Clubes da Fifa. Nos termos, a Fifa decidiu não admitir o León na competição e anunciar o clube que o substituirá em seu devido tempo”, afirmou a entidade em um comunicado.
Possíveis substitutos para o León no Mundial
Até o momento, a Fifa ainda não anunciou quem substituirá o clube mexicano na competição. O clube, obrigatoriamente, deverá ser da CONCACAF por conta da distribuição das vagas na competição. O León havia garantido sua vaga na disputa por ter sido campeão da Copa dos Campeões da CONCACAF em 2023, ao superar o Los Angeles FC na final.
Como México e Estados Unidos já possuem dois representantes cada, a tendência é de que esta vaga seja preenchida tendo como base o ranking da Confederação. Desta forma, quem pode acabar ficando com a vaga é a desconhecida Alajuelense, da Costa Rica, primeiro time não mexicano e estadunidense mais bem qualificado na lista. A decisão, entretanto, ainda está nas mãos da Fifa e deve ser divulgada posteriormente.