Pep Guardiola não segurou as pontas e teve péssima notícia no Manchester City
Apesar de ser um dos principais treinadores da atualidade no futebol mundial, o espanhol Pep Guardiola não vive apenas de boas notícias. No último domingo (18), ele viu do banco de reservas o seu Manchester City ser derrotado pelo Crystal Palace por 1 a 0 na final da Copa da Inglaterra, com excelente desempenho do goleiro Dean Henderson. O revés concretizou a pior temporada de Guardiola no clube inglês.
Desde 2016 no City, Guardiola terminou a atual temporada com apenas um título: a Supercopa da Inglaterra disputada em agosto do ano passado contra o rival United. Na ocasião, o City só conquistou o título vencendo os Red Devils na disputa de pênaltis, após empatar nos minutos finais da partida. Mas a fraca campanha de Guardiola frente ao City é explicada em outras estatísticas.
Essa foi a temporada onde Guardiola mais perdeu no comando do clube inglês: 16 derrotas ao todo, faltando ainda um jogo a ser disputado pela Premier League. Além disso, o City sequer passou para as oitavas da UEFA Champions League após sofrer uma dura derrota para o Real Madrid nos playoffs por 6 a 3 no agregado. Sem contar com a eliminação precoce nas oitavas de final da Copa da Liga, após derrota para o Tottenham.
A equipe ocupa atualmente a 3ª colocação na Premier League e, no momento, está se classificando para a próxima Champions. No entanto, uma combinação de resultados na última rodada da competição – derrota para o Fulham somadas às vitórias de Chelsea, Newcastle e Aston Villa – tiram o clube do torneio continental.
Guardiola vive problemas pessoais que podem ter afetado a temporada
Uma coisa pode até não ter nada a ver com a outra, mas não dá pra deixar de considerar que Guardiola está atravessando por problemas em sua vida pessoal. O espanhol viu sua de mais de 30 anos de duração com a estilista Cristina Serra se encerrar, algo que pode ter causado um desgaste emocional em Pep e, consequentemente, uma queda de rendimento no City.
Fato é que a temporada ainda não acabou para o clube inglês. Afinal de contas, após a Premier League, o Manchester City vai se concentrar para a disputa da Copa do Mundo de Clubes. Os ingleses estão no Grupo G da competição ao lado de Juventus, Al-Ain e Wydad Casablanca. Este último será o adversário de estreia da equipe no dia 18 de junho, na Filadélfia.