Notícia confirmada no Palmeiras deixa Abel Ferreira pulando de alegria
O Palmeiras viverá momentos de alívio no Departamento Médico, após ver o setor cheio devido a sequência de lesões dos atletas do time. O zagueiro Micael foi o último a começar o processo de transição física nesta última terça (13) ao se recuperar de uma entorse no tornozelo esquerdo. Brevemente, pela primeira vez na temporada, o técnico Abel Ferreira poderá contar com todo o seu elenco às vésperas da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
A competição que será disputada nos Estados Unidos, iniciará a exatamente um mês, no dia 15 de junho a 13 de julho. Contudo, a estreia do Palmeiras ocorrerá apenas no dia 15, contra o Porto-POR. A bola irá rolar no MetLife Stadium às 19h (horário de Brasília).
No último mês, o Palmeiras chegou a ter sete desfalques em um único jogo, todos transferidos para o DM. Com o calendário cheio, as lesões sempre foram motivos de preocupação da comissão técnica, por conta dos intervalos entre as partidas. A equipe chegará ao fim do ano tendo disputado cinco competições: Campeonato Paulista, Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial.
“Nós sabíamos que essa temporada ia ser uma temporada muito desgastante, que precisávamos de ter opções para todas as posições, um elenco um pouquinho mais equilibrado em todas as posições. Sabíamos que ia ter, faz parte da deste contexto, ter muitas lesões. E quando se tem algumas lesões, temos que ter sempre opções válidas que continuem a manter o nível e a consistência da equipe. E se formos ver dos jogadores todos que estão hoje sentados no banco ou quase todos, todos eles passaram por problemas físicos já nesta temporada. Murilo, Veiga, Mauricio, o Felipe no início. Todos eles já passaram pelos seus problemas. E o que nós queremos é que todos estejam preparados para quando esse problema aparecer”, declarou João Martins, após a vitória sobre o São Paulo.
Com boa parte do elenco à disposição, Abel e sua comissão técnica tentam manter a estratégia de rodar o elenco para deixar todos à disposição quando surgir a necessidade. Com 29 duelos disputados em 2025, o treinador ainda não repetiu uma escalação.
No plantel registrado no site oficial, o Palmeiras atualmente conta com 31 atletas que atuam pelo time principal. Apenas o goleiro Mateus não teve nenhum minuto em campo.
“Neste contexto aqui não dá para ganhar e não dá para competir de igual forma em todas as competições, que é isso que o Palmeiras nos exige. Está no limite em todas as competições, não dá só com 11 e cinco com o calendário deste ano. Então temos que estar preparados para isto. É um discurso desde o início da temporada a dizer que este ano vai haver mais oportunidades para todos. Preparem-se todos para trabalhar, todos para agarrar a oportunidade. Quanto menos esperarem a oportunidade vai surgir. Estejam preparados. E é isso que tem acontecido uma coisa que ajuda isto tudo, que é ganhar, ajuda, facilita o nosso trabalho enquanto gestores, que o espírito quando se ganha é diferente de quando se perde, é mais fácil trabalhar”, continuou o auxiliar de Abel.
“O discurso que nós passamos é sempre que o jogo não se ganha só com 11, ganha-se com 15, ganha-se com os 23 que trabalham, os 25 agora, com o Bruno… todos que trabalham lá todos os dias. E é assim que nós queremos continuar com poucas lesões, sabendo que elas vão acontecer, mas evitá-las o máximo possível”, finalizou.
O zagueiro Micael e o atacante Bruno Rodrigues estão em transição física e devem, ainda neste mês, virar opção do técnico Abel Ferreira. Porém por enquanto, ambos seguem como baixas para o jogo desta quinta (15), contra o Bolívar pela Libertadores, às 19h (horário de Brasília), no Allianz Parque.