Nations League: Conheça a competição de seleções europeias

Além dos jogos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, a Data Fifa reservou confrontos válidos pela Nations League. A competição ainda é desconhecida por muita gente pelo fato de ser uma modalidade nova criada em 2018, poucos meses após a Copa na Rússia daquele ano. Trata-se de um torneio que conta, exclusivamente, com a presença de seleções européias.

Em suma, a Nations League surgiu para acabar com as partidas amistosas que as seleções faziam em compromissos Data Fifa que não contavam com partidas válidas pelas eliminatórias. Ao todo, são 55 países participantes divididos nas séries A, B, C e D. No seu ano de estreia, as divisões foram feitas de acordo com o ranking da Uefa.

Divididas em grupos de quatro ou três seleções (nas divisões inferiores), as equipes se enfrentam entre si em partidas de ida e volta. Os campeões de cada um dos grupos da Liga A avançam direto para as quartas de final da competição, enquanto os campeões das ligas de baixo sobem de divisão. Os segundos colocados das divisões superiores enfrentam os segundos das divisões inferiores em busca de vaga nas quartas de final.

Enquanto isso, o rebaixamento se define da seguinte forma: os terceiros colocados das ligas superiores enfrentam os vice-campeões das ligas inferiores nos playoffs, enquanto os últimos colocados dos grupos são rebaixados.

Situação da atual edição da Nations League

A quarta edição da competição entre seleções europeias já conheceu seus quatro classificados para as semifinais da Liga A. Coincidentemente, os vencedores das três edições anteriores avançaram de fase em jogos que foram definidos após o tempo normal: Portugal, França e Espanha. Os portugueses venceram a Dinamarca por 3 a 2 no tempo normal e, com o 1 a 0 dos adversários na primeira partida, o jogo foi para a prorrogação.

O atacante Francisco Trincão foi o herói da partida e anotou os dois gols no tempo extra que deram a vitória à seleção de CR7 e companhia. Enquanto isso, Espanha e Holanda repetiram o 2 a 2 do jogo de ida e ainda fizeram um gol cada na prorrogação. Nos pênaltis, Simón defendeu cobrança de Malen e classificou a Espanha.

Por fim, a França devolveu o 2 a 0 da Croácia no jogo de ida e também levou o duelo para os pênaltis. Stanisic desperdiçou a cobrança e os franceses conseguiram avançar de fase para enfrentar a Espanha. O outro confronto da semifinal da Nations League será entre Portugal e Alemanha, que passou pela Itália após um eletrizante 5 a 4 no placar agregado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.