Luighi, do Palmeiras, é vítima de racismo na Libertadores e caso gera repúdio

Na noite desta quinta-feira (6), o futebol foi mais uma vez palco de um infeliz caso de racismo, dessa vez no duelo entre Palmeiras e Cerro Porteño válido pela Copa Libertadores Sub-20. O Alviverde venceu o jogo por 3 a 0, mas a partida ficou marcada pelos gestos racistas da torcida paraguaia em direção a Figueiredo e Luighi, jogadores do Palmeiras.

Aos 36 minutos do segundo tempo, a dupla foi substituída e se encaminhava ao banco de reservas. Foi aí que a transmissão da partida flagrou um torcedor, que carregava uma criança nos braços, fazendo gestos de macaco em direção aos atletas do Palmeiras. Luighi chegou a ser alvo de cusparadas e chegou ao banco de reservas chorando. Na entrevista pós-jogo, o atacante de 19 anos desabafou.

“O racismo que fizeram comigo… é sério? Até quando a gente vai passar por isso? O que fizeram comigo foi um crime. Você (entrevistador) vai perguntar sobre o jogo? A Conmebol vai fazer o que sobre isso? CBF? Não vai perguntar sobre isso? Não ia, né? O que fizeram foi um crime. Aqui é formação, estamos aprendendo”, disse Luighi bastante emocionado.

Jogadores e clubes brasileiros se manifestam e repudiam racismo contra Luighi

Após toda a repercussão do caso, diversos clubes brasileiros lançaram notas de repúdio ao episódio acontecido no Paraguai e demonstraram apoio ao atacante do Palmeiras. Equipes como Santos, Corinthians, Botafogo, Internacional e Fortaleza postaram em suas redes sociais condenando o gesto dos torcedores paraguaios e com mensagens de apoio a Luighi.

Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid que já foi alvo mais de uma vez de racismo dos torcedores adversários, cobrou um posicionamento da CONMEBOL. “Até quando, Conmebol? Vocês nunca fazem nada. NUNCA!!!”, escreveu. Felipe Melo, ex-jogador e atual comentarista da Globo, afirmou que os torcedores que proferiram xingamentos e cusparadas aos jogadores do Palmeiras deveriam ser presos.

Por meio de suas redes sociais, o Palmeiras também se manifestou repudiando o ato criminoso e demonstrou apoio a Luighi, atacante que chegou a ser utilizado nesta temporada por Abel Ferreira. “Racismo é crime! E a impunidade é cúmplice dos covardes! As suas lágrimas, Luighi, são nossas! A Família Palmeiras tem orgulho de você!”, escreveu o clube.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.