Inter alcançou feito jamais visto no futebol brasileiro
Em toda a história do futebol brasileiro, nenhum clube conseguiu um feito conquistado pelo Internacional. Em 1979, o Colorado se sagrou tricampeão do Campeonato Brasileiro, mas aquela não foi uma conquista qualquer. Acontece que, naquele ano, o time comandado por Ênio Andrade venceu a competição nacional de forma invicta.
O Campeonato Brasileiro daquele ano teve um regulamento um tanto quanto diferente e a presença de incríveis 94 equipes, com direito a boicote de gigantes paulistas. O Inter não precisou enfrentar todas as equipes, mas disputou 23 partidas. Não foi derrotado em nenhum jogo: 16 vitórias e sete empates, com 40 gols marcados e apenas 13 sofridos.
É de se ressaltar que aquele Internacional contava com um dos melhores plantéis do futebol brasileiro. A campanha histórica aconteceu graças a nomes como Paulo Roberto Falcão, Mauro Galvão, Mário Sérgio e um Chico Spina que se tornou um dos heróis das finais. No primeiro duelo contra o Vasco, foram deles os dois gols da vitória Colorada no Maracanã.
Internacional luta contra jejum de títulos no Brasileirão
O tricampeonato invicto foi o último título do Internacional no Campeonato Brasileiro. Inclusive, aquela década foi a que o clube conseguiu conquistar seus títulos na competição já que, além de 1979, o Colorado levantou a taça em 1975 e 1976. Entretanto, o clube gaúcho enfrenta um longo jejum na competição desde sua última conquista.
O Inter foi vice do Campeonato Brasileiro em oito ocasiões, mas destas, seis aconteceram após o seu tricampeonato: 1988, 2005, 2006, 2009, 2020 e 2022. Vale ressaltar que, desde 2003, o Brasileirão é disputado em sistema de pontos corridos. Ou seja, os últimos cinco vices do Inter já foram no regulamento atual. Em 2022, o Colorado quase saiu da fila, mas o gol marcado por Edenílson na última rodada contra o Corinthians foi anulado por impedimento.