Fórmula 1: Entenda sistema de pontuação da competição
Uma das competições de automobilismo com o maior número de fãs na atualidade, a Fórmula 1 é conhecida pelos Grandes Prêmios repletos de emoções com disputas envolventes entre dois ou mais pilotos. Assim como todas as outras competições, a Fórmula 1 também possui suas regras e um sistema de pontuação que passou por mudanças com o passar dos anos.
Em seus primeiros anos, a categoria pontuava apenas os cinco primeiros colocados, mas as regras mudaram. Desde a Temporada 2010, o vencedor de uma prova da Fórmula 1 ganha 25 pontos. E foi também naquele ano que os 10 primeiros colocados passaram a receber pontos de acordo com suas posições na corrida. A seguir, veja quantos pontos ganha cada um dos 10 primeiros colocados:
1° – 25 pontos
2° – 18 pontos
3° – 15 pontos
4° – 12 pontos
5° – 10 pontos
6° – 8 pontos
7° – 6 pontos
8° – 4 pontos
9° – 2 pontos
10 – 1 ponto
De 2020 até a temporada passada, o piloto que conquistasse a melhor volta da corrida e terminasse entre os 10 primeiros colocados, recebia um ponto extra. Algo que aconteceu lá no início, entre 1950 a 1959. No entanto, a Fórmula 1 resolveu retirar a bonificação já para esta temporada, alegando que em alguns episódios, a regra trouxe situações inesperadas. Como no ano passado, quando Daniel Riccardo parou nas últimas voltas só pra tirar o ponto extra de Lando Norris, que brigava pelo título.
Pontuações da corrida Sprint na Fórmula 1
Desde 2021, a Fórmula 1 trouxe uma grande novidade para o campeonato: a corrida sprint. Trata-se de um modelo de prova mais curta que, nos últimos anos, servia como qualificatória para o Grande Prêmio, mas que agora é só uma prova reduzida sem a necessidade de paradas nos boxes. Em sua primeira temporada, a Sprint dava pontos apenas aos três primeiros colocados (3, 2 e 1 ponto, respectivamente).
No entanto, desde 2022, os oito melhores colocados da prova mais curta ganham pontos, com o primeiro colocado ganhando oito pontos; o segundo colocado, sete; e assim sucessivamente até o oitavo, que ganha um ponto para o Mundial de Pilotos.