Fim de uma era: lendário técnico deixa o cargo após 29 temporadas

Um dos nomes mais lendários da história da NBA, o veterano Gregg Popovich deixou o cargo de técnico do San Antonio Spurs. O profissional de 76 anos já não comandou a equipe do Texas na atual temporada por conta de problemas de saúde e agora deixa o cargo de forma definitiva. Popovich vai ser nomeado como presidente do departamento de basquete dos Spurs.

“Embora meu amor e paixão pelo esporte permaneçam, decidi que é hora de me aposentar como técnico principal. Sou eternamente grato aos maravilhosos jogadores, técnicos, comissão técnica e torcedores que me permitiram servi-los como técnico principal do Spurs. Estou animado com a oportunidade de continuar apoiando a franquia, a comunidade e a cidade que são tão significativas para mim”, afirmou o agora ex-técnico.

Ele é um dos nomes mais importantes da história da liga de basquete norte-americana. Técnico com o maior número de vitórias na Temporada Regular da NBA (1422 no total), Popovich será substituído por Mitch Johnson, que trabalhou justamente como auxiliar do veterano nos últimos anos.

Carreira de Gregg Popovich, técnico campeão nos Spurs

Sua história se confunde com a da franquia texana. No cargo desde 1996, ele levou a equipe aos seus cinco títulos da NBA em 1999, 2003, 2005, 2007 e 2014. Foi eleito o treinador da temporada em três ocasiões e chegou a comandar a seleção principal dos Estados Unidos em 2021, quando levou a equipe ao ouro olímpico em Tóquio.

Na carreira, chegou a comandar nomes que marcaram história na NBA pelos Spurs, como Tim Duncan, Tony Parker, Manu Ginóbili e Kawhi Leonard. Nos últimos anos, no entanto, sofreu com o fraco desempenho da equipe na Temporada Regular. Esta temporada, a franquia terminou a Conferência Oeste apenas na 13ª colocação, com 34 vitórias e 48 derrotas. A lesão de Victor Wembanyama, principal jogador, atrapalhou o desempenho da franquia na temporada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.