FIFA toma decisão sobre adversário do Flamengo no Super Mundial
Nesta terça-feira (6), a FIFA tomou uma importante decisão que envolve o Flamengo no Super Mundial de Clubes que será disputado no meio deste ano, nos Estados Unidos. Los Angeles FC e América do México jogarão um duelo que vale a última vaga da competição. O Grupo D, que conta com Flamengo, Chelsea e Espérance (Tunísia), ficou com uma vaga em aberto após a exclusão do León, do México.
O clube mexicano, que conta com o colombiano James Rodríguez, acabou sendo excluído da competição por conta do regulamento da FIFA. Acontece que, segundo as regras, dois times que possuem o mesmo dono não podem participar do torneio. Com isso, a entidade decidiu promover um duelo entre o vice-campeão do torneio continental de 2023 (Los Angeles FC) e o clube com maior pontuação no ranking da Concacaf (América).
A decisão vem após o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) rejeitar os recursos movidos por León e Alajuelense. O clube mexicano buscava reverter a decisão da FIFA, enquanto o clube da Costa Rica afirmava que merecia a vaga por conta do ranking da Concacaf. O Tribunal afirmou que cabe à FIFA decidir quais clubes devem lutar pela vaga.
Grupo do Flamengo no Super Mundial ainda segue indefinido
A equipe mexicana ganhou a classificação para o torneio continental depois de vencer a Champions League da Concacaf em 2023 derrotando justamente o Los Angeles FC na final. No entanto, o regulamento do Mundial não permite que dois clubes com os mesmos donos (no caso Pachuca e León) estejam na competição.
Vale destacar que as equipes participam do conglomerado de clubes do empresário Jesús Martínez Patiño, que também comanda clubes como Talleres (Argentina) e Everton (Chile). Com a exclusão do León, o grupo do Flamengo ficou com um integrante a menos no torneio.
O Rubro-Negro é um dos representantes brasileiros na competição ao lado de Palmeiras, Fluminense e Botafogo, campeões das últimas quatro edições da Copa Libertadores. O Flamengo fará sua estreia na competição no dia 16 de junho, quando enfrentará o Espérance na Filadélfia.