FIFA pode aplicar punição e Seleção dar adeus a Copa do Mundo
A FIFA enviou um comunicado à Federação de Futebol da Índia (AIFF), em conjunto com a Confederação Asiática de Futebol (AFC), ameaçando retirar o país da Copa do Mundo, caso não recebe um novo estatuto até o dia 30 de outubro.
A intimação é ampliada para todos os clubes do país, que poderá ser excluídos de competições oficiais, caso seja escolhido. Segundo o documento enviado para o presidente da AIFF, Kalyan Chaubey, onde a AFP teve acesso, a entidade máxima do futebol deixou claro que a mudança de postura precisa ser imediata.
“O não cumprimento desse cronograma não nos deixará outra alternativa a não ser submeter a questão à Fifa. A AIFF deve considerar esta mensagem como vinculativa e exigir seu cumprimento imediato para preservar seus direitos como membro da Fifa e da AFC”, declarou a FIFA em um trecho do documento.
A ameaça da FIFA ocorre em meio as discordâncias econômicas entre a AIFF e a organização privada da Super Liga da Índia (ISL), onde o estatuto da federação segue sendo o principal motivo de um processo que ocorre no Supremo Tribunal da Índia. Em 2022, onde a instituição chegou a ser suspensa por tráfico de influência.
Equipes garantidas em 2026
Faltando menos de um ano para a disputa da Copa do Mundo, 13 países confirmaram suas vagas na fase de grupos da competição da FIFA. Por ser disputada em três lugares diferentes, Estados Unidos, México e Canadá, garantira suas vagas por serem as sedes do evento.
Outras equipes que também se garantiram na disputa foram: Japão (Ásia), Irã (Ásia), Uzbequistão (Ásia), Coreia do Sul (Ásia), Jordânia (Ásia), Austrália (Ásia), Nova Zelândia (Oceania), Argentina (América do Sul), Brasil (América do Sul) e o Equador (América do Sul).