FIFA fez anúncio esperado sobre a Copa do Mundo 2026
Menos de um ano para a disputa da Copa do Mundo de 2026, a FIFA anunciou a data do sorteio que definirá os grupos do principal torneio esportivo do planeta. A 23ª edição da competição mundial será disputada pela primeira vez com 48 seleções na primeira fase, tendo suas divisões feitas no dia 05 de dezembro.
O evento acontecerá em Las Vegas, nos Estados Unidos, contudo o horário ainda será definido e divulgado. O país presidido por Donald Trump será sede da competição mundial em conjunto com o Canadá e México, sendo a primeira vez na história que o torneio será disputado em três locais diferentes. Anteriormente apenas Japão e Coreia do Sul tiveram jogos disputados simultaneamente na Copa do Mundo de 2002.
A partida de abertura ocorrerá no Estádio Azteca, na Cidade do México no dia 11 de junho de 2026, estádio que trás boas memórias para os brasileiros, que conquistaram o tricampeonato mundial em 1970 lá. Já a final será disputada no MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA), no dia 19 de julho.
Disputada no novo formato com 48 seleções, os países classificados serão divididos em 12 grupos com 4 times. Os dois melhores de cada chave avançam, assim como os oito melhores terceiros colocados da competição. As 32 equipes classificadas para a segunda fase, se enfrentarão em jogos únicos no mata-mata.
Classificados para 2026
Até o momento, 13 países já estão garantidos na disputa da Copa do Mundo. Além dos três anfitriões, Estados Unidos, Canadá e México, estão assegurados: Japão, Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Austrália, Nova Zelândia, Brasil, Argentina e Equador.
Vale ressaltar que as Eliminatórias estão pertos de serem concluídas, com mais “passaportes” sendo carimbados em breve.