FC United: história dos rebeldes vermelhos de Manchester
Você talvez nem saiba, mas há um clube fundado em 2005 que só existiu após a venda de um gigante do futebol inglês. Essa é a história do FC United. Parece mentira, mas o clube foi fundado após a repulsa de um grupo de torcedores revoltados – que podemos chamar de rebeldes vermelhos – que não gostaram da compra do clube por parte de Malcolm Glazer, um bilionário norte-americano.
O FC United of Manchester, hoje considerado um “primo pobre” dos ‘Red Devils’, surgiu em 2005 e foi inscrito na 10ª divisão do futebol inglês. Com o lema de ir contra tudo aquilo que o Manchester United se tornou, o clube conseguiu alguns acessos na sua curta história, e atualmente figura na Northern Premier League, equivalente à 7ª divisão do país.
Vinny Thompson, um dos nomes fortes no FC United, deu uma entrevista para a ‘ESPN’ e contou mais detalhes sobre a existência do clube. Ele afirmou que a equipe tem um plano de sócio de apenas 15 libras, mas os torcedores podem contribuir com qualquer valor. Para se ter uma ideia, o Broadhusrt Park, estádio da equipe que tem capacidade para pouco mais de 4 mil torcedores, foi construído em 2015 e financiado inteiramente pelos torcedores.
“Primo pobre” chegou a ser criticado por lenda do Manchester United
Adrian Seddan, presidente do FC United deu mais detalhes a respeito da mínima relação que o clube tem com a equipe de Manchester. Ele afirmou que o gigante inglês não quer saber da existência da equipe e relembrou que Alex Fergunson, lendário técnico que conquistou diversos títulos em sua passagem pelo clube, criticou a criação do FC United, afirmando que o grupo de torcedores “só queria chamar atenção”.
O clube entrou em campo no último sábado (1°) e venceu o Workington pelo placar mínimo de 1 a 0. No entanto, o FC United of Manchester ocupa apenas a 11ª colocação na tabela com 45 pontos em 34 partidas disputadas. O próximo jogo será apenas no dia 15, contra o Leek Town no Broadhusrt Park.