Escalação irregular foi identificada e Flamengo perdeu pontos no Brasileirão

Vivendo momentos excepcionais nos últimos anos, Flamengo se tornou sinônimo de títulos, porém essa boa fase nem sempre existiu. Se hoje o time Rubro-Negro brilha na ponta da tabela da Série A do Campeonato Brasileiro, em 2013 a situação foi bastante diferente, chegando a quase ser rebaixado.

Em dezembro de 2013, o Flamengo foi penalizado pelo com a perda de quatro pontos, mas o pagamento de R$ 1 mil como multa, pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por unanimidade de votos pela escalação irregular do lateral-esquerdo André Santos, que havia sido expulso na final da Copa do Brasil, precisando cumprir a suspensão na próxima partida do clube em um campeonato da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ou seja, o Brasileirão.

O atleta realmente não atuou diante do Vitória, jogo que foi disputado após a conquista da competição nacional, porém jogou no empate em 0 a 0 contra o Cruzeiro, partida disputada um dia depois de ser condenado a cumprir a suspensão, cometendo a irregularidade.

A salvação do time rubro-negro foi a penalização da Portuguesa-SP, que cometeu o mesmo erro e perdeu a mesma quantidade de pontos, sendo rebaixado para a segunda divisão, ajudando não só o Flamengo, como o Fluminense, que se livrou da queda.

Na época, o Flamengo tentou argumentar que o defensor havia cumprido a suspensão automática no jogo contra o Vitória, não precisando cumprir novamente contra o Cruzeiro. Contudo, o STJD não entendeu da mesma maneira e puniu o clube com a perda de pontos, quase culminando com o primeiro rebaixamento da sua história.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.