Entenda as acusações que podem rebaixar o Manchester City
Os torcedores do Manchester City vivem momentos de apreensão nos últimos dias. Isto porque, de acordo com o treinador Pep Guardiola, a expectativa é de que a resolução das 115 acusações judiciais sofridas pelo clube, com relação a violações financeiras na Premier League, deve acontecer até o final de março.
Tais acusações dizem respeito a uma série de eventos que ocorreram entre os anos de 2009 e 2023, nos quais o City é indiciado por fraudes envolvendo declarações imprecisas sobre os seus rendimentos, além de irregularidades nos pagamentos de jogadores e funcionários do clube.
As notícias veiculadas na Inglaterra dão conta que o Manchester City se recusou a cooperar com as investigações, que tiveram início em 2019, e isso pode ter agravado ainda mais as denúncias.
O julgamento das 115 acusações ocorreu entre setembro e dezembro de 2024, mas até agora nenhum veredito foi dado. Entre as sanções previstas, caso o City seja considerado culpado, estão a possibilidade de rebaixamento ou até mesmo exclusão da Premier League, perda de pontos futuros ou em competições anteriores – o que poderia resultar na retirada de títulos – multas severas, além de outras consequências não detalhadas.
Vale ressaltar que em 2020 o Manchester City havia sido condenado por infringir o fair play financeiro na Europa e acabou sendo banido por dois anos da UEFA, além de ter contraído uma multa de 30 milhões de euros. No entanto, por meio de um recurso no Tribunal Arbitral do Esporte, meses depois, as punições foram anuladas.
Caso seja considerado culpado das acusações na Premier League, a expectativa é de que o Manchester City entre novamente com uma apelação a fim de revisar ou anular a pena. A ver os próximos capítulos da história.