Eliminatórias: Japão é a primeira classificada para a Copa 2026

A Copa do Mundo de 2026 já conheceu a sua primeira seleção classificada via Eliminatórias. Na manhã desta quinta-feira (20), o Japão confirmou o favoritismo e venceu o Bahrein por 2 a 0, com gols marcados por Kamada e Kubo. Com o resultado, os japoneses chegaram aos 19 pontos no Grupo C e não podem mais perder a liderança, garantindo vaga no Mundial do próximo ano.

O Japão é, agora, a quarta seleção garantida na Copa de 2026, junto a Estados Unidos, México e Canadá, que estão com suas vagas por serem países-sede da competição. Os japoneses ampliaram sua hegemonia no futebol asiático, afinal de contas, o país se garantiu em sua oitava Copa do Mundo consecutiva.

A primeira Copa em que o Japão garantiu vaga foi no Mundial de 1998, realizado na França. Naquele ano, os japoneses perderam as três partidas e foram eliminados logo na fase de grupos. O primeiro triunfo do Japão na competição aconteceu no mundial seguinte, do qual foi país-sede ao lado da Coreia do Sul. No geral, os asiáticos disputaram 25 partidas em Copas, com sete vitórias, seis empates e 12 derrotas. Até hoje, a seleção nunca passou das oitavas de final.

Com Japão, Copa do Mundo de 2026 começa a tomar forma

A seleção japonesa é a primeira a garantir sua vaga na competição via Eliminatórias. A Copa de 2026 será a primeira a contar com a presença de 48 seleções. Houve uma nova divisão na distribuição de vagas por Confederação. A CONMEBOL, por exemplo, onde o Brasil disputa uma das vagas, classificará seis seleções de forma direta, com possibilidade de mais uma via repescagem.

Ao todo, serão 12 grupos com quatro seleções. Classificam-se para a fase de mata-mata os dois times de melhor campanha de cada grupo, mais oito seleções com a melhor campanha entre os terceiros colocados. Com isso, a Copa ganha mais uma fase eliminatória (a 16 avos de final) e, a partir daí, o campeão mundial será definido da forma que conhecemos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.