Corinthians e mais quem? Times brasileiros que já caíram na Pré-Libertadores

Na noite desta quarta-feira (12), o Corinthians deu adeus de forma precoce à Copa Libertadores. Jogando em casa, o Timão até venceu o Barcelona de Guayaquil pelo placar de 2 a 0, mas o resultado não foi suficiente para reverter a vantagem conquistada pelos equatorianos no jogo de ida. A equipe comandada por Segundo Castillo veio ao Brasil com uma larga vantagem de três gol e, com o resultado no agregado, avançou para a fase de grupos da competição.

Ao Corinthians, restou apenas uma vaga na Copa Sul-Americana e mais um desempenho negativo em suas participações na Pré-Libertadores. Com a eliminação da noite de ontem, o clube paulista chegou a sua terceira eliminação na fase prévia, um recorde entre os clubes brasileiros. Antes, o Timão perdeu para o Deportes Tolima em 2011 e para o Guaraní-PAR em 2020.

Agora, o Brasil chega ao seu oitavo ano consecutivo tendo uma equipe eliminada na fase prévia da competição continental. Abaixo, listamos quais outras equipes também caíram na Pré-Libertadores e seus respectivos adversários.

Além do Corinthians, veja outros brasileiros que caíram na fase prévia da Libertadores:

O primeiro brasileiro a cair na Pré-Libertadores após o Corinthians foi a Chapecoense. Em 2018, os catarinenses, que haviam disputado a competição continental no ano anterior pelo título na Sul-Americana, perderam os dois confrontos contra o Nacional (Uruguai) por 1 a 0 e foram eliminados. No ano seguinte, foi a vez do São Paulo cair para o Talleres (Argentina) após um 2 a 0 no jogo de ida e um empate sem gols no duelo de volta.

Já em 2021, foi a vez do Grêmio cair na Pré-Libertadores após duas derrotas por 2 a 1. Em 2022, o Fluminense venceu o Olimpia (Paraguai) por 3 a 1 no primeiro jogo, mas perdeu o segundo por 2 a 0, o que levou a decisão para os pênaltis. Os paraguaios ficaram com a vaga após vitória por 4 a 1. Em 2023, foi a vez do Fortaleza sofrer duas derrotas para o Cerro Porteño (Paraguai) e ficar de fora da competição.

Por fim, em 2024, um brasileiro teria que cair, já que o chaveamento colocou RB Bragantino e Botafogo frente a frente. O Glorioso avançou após um 3 a 2 no agregado e teve um brilhante desempenho na competição, ficando com o título após derrotar o Atlético-MG na grande final.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.