Conheça regras abolidas do futebol

Durante toda a sua história, o futebol já teve algumas mudanças relevantes em seu conjunto de regras, visando a melhoria do esporte. Muitas regras, entretanto, acabaram sendo abolidas ou sofreram mudanças, para uma melhor adequação àquilo que o esporte buscava passar.

Recentemente, a International Football Association Board (IFAB) aprovou a “regra dos oito segundos” que obriga os goleiros a realizarem a reposição de bola em até oito segundos quando estiverem com ela em sua posse. Caso contrário, o adversário ganha um escanteio. Ela vem para substituir a excluída “regra dos seis segundos”, que indicava a marcação de um tiro livre indireto.

Entretanto, esta não foi a única regra abolida do futebol. Abaixo, vamos mostrar outras quatro regras que não estão mais em vigor no esporte. Confira!

Regras abolidas do futebol

Gol de ouro: ela ficou em vigor entre 1993 e 2004 e era válida apenas nas prorrogações. O time que marcasse o primeiro gol no tempo extra era declarado vencedor da partida, independente do tempo que tivesse sido jogado na prorrogação. Entretanto, em 2004, a FIFA optou por excluir a regra após várias reclamações.

Recuo aos goleiros: antigamente, era permitido os goleiros pegarem a bola com as mãos quando elas viam de um recuo por parte de um companheiro de equipe. Porém, em 1992, a regra foi abolida com o objetivo de evitar a cera no futebol. Afinal de contas, muitos clubes se aproveitavam e recuavam a bola para os seus goleiros, consumindo tempo de jogo enquanto estavam ganhando a partida.

Gol fora de casa: responsável por decidir títulos como a Copa do Brasil, a regra dava vantagem aos clubes que marcavam gols jogando fora de seus domínios. Entretanto, a regra foi sendo abolida aos poucos de algumas competições europeias e da Conmebol com objetivo de valorizar todos os gols marcados, independente de serem feitos dentro ou fora de casa.

Jogo de desempate: pouca gente deve lembrar, mas alguns títulos já foram definidos por meio de um jogo de desempate, como o Brasileirão de 1959, vencido pelo Bahia. Na ocasião, a equipe encarou o Santos de Pelé em duas partidas sendo que o Bahia venceu a primeira por 3 a 2 e perdeu a segunda por 2 a 0. Um jogo de desempate foi disputado e os baianos ganharam pelo placar de 3 a 1.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.