Conheça o regulamento da Libertadores
Principal torneio de clubes disputado na América do Sul, a Copa Libertadores é sinônimo de grandes disputas a cada temporada. A competição, cujo maior campeão é o Independiente da Argentina com sete títulos, teve diversas mudanças de regulamento com o passar dos anos e está atualmente na sua 66ª edição da história.
E por falar em regulamento, vamos destrinchar pra você como funciona o torneio, desde suas fases iniciais, até a grande final da “Glória Eterna”. A Libertadores começa na fase prévia que é dividida em três etapas. Nela, 24 clubes disputam as quatro últimas vagas para a fase de grupos e o regulamento coloca as equipes brasileiras a partir da segunda fase. Na Pré-Libertadores, os clubes jogam partidas de ida e volta e, logicamente, vence aquele que se der melhor na soma dos dois resultados.
Definidos os últimos quatro classificados, a CONMEBOL realiza o sorteio da fase de grupos. Os 32 clubes são divididos em quatro potes com oito times cada, sendo que o Pote 1 conta com os “cabeças de chave” da competição, que são aquelas equipes melhor ranqueadas no ranking da entidade. O campeão da Libertadores anterior é automaticamente colocado no Grupo A.
Fase de mata-mata na Libertadores
Com os grupos sorteados, começa a segunda fase da competição que consiste na disputa de seis partidas entre as equipes de cada grupo. Os dois times de melhor campanha de cada grupo avançam de fase e aquele time que tiver melhor desempenho geral ganha o direito de decidir todas as partidas do mata-mata em casa.
Ao todo, são 16 classificados e a definição dos confrontos é feita mediante sorteio. Os confrontos são sempre entre o primeiro e o segundo colocados de um grupo, que pode ser do mesmo ou de outros grupos. Das oitavas até as semifinais, as equipes jogam partidas de ida e volta e avança a equipe que se der melhor no placar agregado. Em caso de empate na soma dos resultados, a vaga é definida em uma disputa de pênaltis, já que não há mais critério de gol fora de casa.
A grande final, ao contrário das outras fases, é disputada em jogo único. A sede deste jogo geralmente é definida meses antes do dia do duelo. Ao contrário das fases anteriores, em caso de empate, há disputa de prorrogação e caso a igualdade persista, o campeão é definido em uma disputa de pênaltis.