Como o El Clásico se tornou a maior rivalidade do futebol
O futebol mundial é repleto de clássicos que possuem suas marcas na história. Um dos mais disputados do mundo, certamente, é o ‘El Clásico‘, duelo entre Real Madrid e Barcelona no futebol espanhol. No entanto, é importante destacar que a grandeza dos dois clubes não é o único motivo que explica o tamanho da rivalidade deste jogo.
Questões que vão além do futebol fizeram com que o duelo Real Madrid x Barcelona tomasse outras proporções. Há uma questão política que explica isso. Acontece que a Catalunha – onde o Barcelona tem sede – conviveu com uma perseguição histórica por parte da coroa espanhola.
A comunidade independente da Espanha também sofreu por conta da ditadura fascista de Francisco Franco, que foi rei entre 1939 a 1975. Franco, inclusive, ficou conhecido por contar com o apoio de nomes como Musolini e Hitler, dois dos mais conhecidos ditadores que o mundo já teve.
Monarquia pode ter tido interferência nos rumos do ‘El Clásico’
A equipe de futebol do Barcelona tem uma forte identificação com a cultura da Catalunha. Tanto é que houveram vários episódios de represália aos Culés no período ditatorial de Franco. Já o Real Madrid é altamente Monarquista (não à toa o clube carrega o ‘Real’ em seu nome). O clube, inclusive, viveu um dos melhores momentos da carreira justamente na época do governo Franco.
Justamente por ser “ligado” à Monarquia, os Merengues podem ter se beneficiado em alguns episódios. Um dos maiores nomes da história do Real Madrid, o argentino Di Stéfano quase acertou com o Barcelona, mas uma reviravolta levou o atacante ao rival. Há quem diga, inclusive, que houve uma interferência do governo para que o craque mudasse de lado.
Além disso, em 1943, o Real Madrid aplicou a maior goleada da história do El Clásico: 11 a 1. O jogo ficou marcado por acusações de que militares teriam ido aos vestiários intimidar os jogadores do Barcelona para que eles perdessem a partida.
A história do El Clásico indica que houveram 303 confrontos nas mais diversas competições e partidas amistosas, com 128 vitórias do Barcelona, 111 do Real Madrid e outros 64 empates.