Comitê Olímpico anuncia alteração na competição de futebol
Nesta quarta-feira (9), o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a tomada de uma importante decisão que causará impacto já nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. O futebol nas Olimpíadas passará por uma inversão na quantidade de seleções classificadas nas categorias masculina e feminina.
Ao todo, serão 16 seleções classificadas no futebol feminino e apenas 12 no futebol masculino, realizando uma inversão naquilo que foi visto nos últimos quatro Jogos Olímpicos. A mudança terá um impacto histórico, já que será a primeira vez que teremos mais seleções de futebol feminino do que masculino participando do evento.
Vale lembrar que o futebol feminino ingressou nas Olimpíadas apenas em 1996, em Atlanta. Naquela época, apenas oito seleções disputaram a medalha de ouro. O número aumentou para 10 nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 e, desde 2008, passou a ser 12. Já o futebol masculino começou a ser disputado desde 1900 e, de lá pra cá, houveram várias mudanças na quantidade de seleções participantes. De 1980 até 2024, o número se estabeleceu em 16 participantes.
Histórico das seleções de futebol masculina e feminina do Brasil nos Jogos Olímpicos
Em toda a história, a Seleção Brasileira de futebol masculino teve algumas campanhas de destaque e chegou a disputar as finais em cinco oportunidades. A primeira delas foi em 1984 em Los Angeles, quando o Brasil perdeu para a França por 2 a 0. Nos Jogos Olímpicos seguintes, mais uma final e outra derrota, desta vez para a antiga União Soviética em Seul, na Coréia.
O Brasil voltou a disputar um ouro olímpico em 2012, em Londres, mas perdeu para o México na decisão. Entretanto, a seleção se consagrou bicampeã olímpica em 2016 e 2020. Jogando em casa, no Rio de Janeiro, a primeira medalha veio após vitória nos pênaltis contra a Alemanha. Na Olimpíada seguinte, em Tóquio, vitória diante a Espanha na prorrogação. Ao todo, são dois ouros, três pratas e dois bronzes.
Já a Seleção Brasileira de futebol feminino ainda está em busca de seu primeiro ouro olímpico da história. Ao todo, são três finais em oito edições e em todas elas, derrotas para os Estados Unidos: em 2004 (Atenas) e 2008 (Pequim) e mais recentemente, nos jogos de Paris.