Champions League pode ter outro formato de disputa na próxima temporada? Confirmado
A atual edição da UEFA Champions League estreou um formato inédito, com a fase de grupos sendo substituída por uma fase de liga e a adição dos playoffs para as oitavas de final. Houve quem aprovasse a mudança, alegando que ela trouxe maior competitividade e emoção às partidas. No entanto, a UEFA está estudando uma nova modificação já para a próxima temporada.
Segundo informações divulgadas pelo jornal alemão ‘Bild’, a entidade de futebol europeu estuda, ao menos, três possíveis alterações para a próxima edição da Champions. Uma delas diz respeito ao fim da prorrogação, para evitar uma sobrecarga dos jogadores. Caso a mudança seja aprovada, os confrontos que terminarem empatados no agregado terão a vaga definida nos pênaltis.
Uma outra mudança proposta à UEFA tem relação aos times de mesmo campeonato nacional se enfrentando. Antes do atual formato, os times de mesmos países não podiam se enfrentar nem na primeira fase nem nas oitavas de final, mas a fase de liga impede apenas que os clubes não se enfrentem na primeira fase, não alterando em nada as oitavas da competição.
Arsenal solicita mudança para a UEFA em relação à Champions League
A outra regra que foi solicitada alteração veio após uma reclamação do Arsenal. Semifinalista da atual edição do torneio, o time inglês se manifestou sobre jogar a maior parte dos jogos de volta fora de casa. Os Gunners tiveram um dos melhores desempenhos na fase de liga e passou para as oitavas sem passar pelos Playoffs. Na eliminatória, o clube teve direito de decidir a vaga contra o PSV no Emirates Stadium.
No entanto, os ingleses não tiveram a mesma vantagem nas fases seguintes. Nas quartas, os comandados de Arteta decidiram a vaga contra o Real Madrid no Santiago Bernabéu. Já nas semifinais da Champions, o PSG terá o direito de jogar a segunda partida em casa. Vale destacar que os dois clubes só chegaram ao mata-mata depois de passar pelos Playoffs. Os Merengues terminaram a fase de liga em 11° e os franceses, 15°.