Bortoleto leva Brasil de volta às pistas da F1 após sete anos
A Temporada 2025 de Fórmula 1 estreia oficialmente na madrugada deste domingo (16), com o Grande Prêmio da Austrália que será realizado a partir de 1h (horário de Brasília). Os brasileiros fãs de automobilismo vão poder acompanhar a volta do Brasil às pistas da F1 com Gabriel Bortoleto, que fará sua estreia correndo pela Sauber.
Inclusive, há uma expectativa muito grande a respeito do desempenho do jovem de apenas 20 anos nas pistas, já que trata-se de um retorno de um piloto brasileiro à principal competição da categoria depois de sete temporadas. Felipe Massa foi o último brasileiro a correr na Fórmula 1 e se aposentou em 2017, quando correu pela Williams.
Em entrevista ao ‘RacingNews365’, Bortoleto relembrou os brasileiros que já passaram pelas pistas e agradeceu o apoio da torcida. Mesmo correndo por uma equipe que não tem muita perspectiva este ano, ele afirmou que quer dar o melhor de si para orgulhar aqueles que estão o apoiando.
“De repente, paramos de ver brasileiros na F1. O país sentiu muita falta de ter um piloto no grid, então tem sido um privilégio representar o Brasil. Quero alcançar grandes coisas para eles [brasileiros] no futuro. Eles têm sido muito bons comigo e sabem qual é a situação de agora. A torcida tem sido paciente, eles esperam mais para os próximos anos”, afirmou.
Bortoleto chega na Fórmula 1 para ser um dos pilotos da Sauber
O brasileiro ganhou sua primeira chance na F1 após um bom desempenho nas categorias mais baixas. Bortoleto se sagrou campeão da Fórmula 3 e Fórmula 2 nos dois anos anteriores e, por isso, foi uma das apostas da Sauber para a temporada na principal categoria do automobilismo. Seu companheiro de equipe será o experiente Nico Hulkenberg, alemão que passou seus últimos dois anos na Haas.
A Temporada 2025 de Fórmula 1, que tem como principal novidade a estreia de Lewis Hamilton na Ferrari, terá 24 Grandes Prêmios disputados entre março e dezembro deste ano. Atual tetracampeão, o holandês Max Verstappen tenta manter sua hegemonia na categoria.