Barcelona é obrigado a cortar custos e perde grandes atletas
O Barcelona está enfrentando uma difícil crise financeira que tem abalado todas as áreas do clube, incluindo a equipe feminina. Anteriormente, o time conseguia ser autossustentável, porém agora, a modalidade precisa passar por ajustes importantes para que as finanças gerais consigam ser equilibradas.
Segundo informações publicadas pelo jornal espanhol, El Periódico, o time feminino acumula um déficit equivalente a 1 milhão de euros (R$ 6 milhões), o que fez a diretoria catalã adotar medidas extremas como cortes salariais e negociações para que algumas atletas saiam do elenco, tudo isso para reduzir as despesas.
O cenário atual ficou ainda mais complicado após o futebol feminino ser incluído nos cálculos do fair play financeiro da LaLiga, acompanhando o time masculino, que já enfrenta limitações na hora de registrar novos reforços. Atualmente, atletas como Joan Garcia, Marcus Rashford, Gerard Martín e a renovação de Szczesny, aguardam regularização para serem confirmadas.
Por conta desta nova política, a pressão para que o time feminino conseguisse operar sem ter problemas aumentou, demonstrando uma situação totalmente diferente das outras modalidades do clube. Como resultado, o Barcelona perdeu algumas jogadoras do seu elenco e sofre com renovações contratuais de nomes importantes, porém as mais importantes como Aitana Bonmatí, Alexa Putellas e Marta Torrejón, estão certas até 2026.
O impacto da crise é tão grande, que conseguiu chegar no time B do futebol feminino, que perdeu várias de suas promessas para clubes de ligas estrangeiras, onde existe uma estabilidade financeira maior, além de ser bem mais competitiva.