Atual presidente do Barcelona é dono de uma fortuna de cair o queixo
Joan Laporta voltou a ser notícia nesta semana após criticar duramente a arbitragem por conta da eliminação do Barcelona na semifinal da Champions League nesta última terça-feira (06). O clube catalão perdeu a Inter de Milão por 4 a 3, na prorrogação, o que revoltou o presidente, que afirmou ter sua equipe prejudicada no duelo.
A fala do mandatário reacendeu o interesse sobre quem é o homem por trás de um dos clubes mais valiosos do mundo.
Presidente do Barça é milionário
Nascido no dia 29 de junho de 1962, Joan Laporta é um advogado formado pela Universidade de Barcelona e fundador do escritório Laporta & Arbós, que atende algumas das empresas mais influentes da Catalunha. O homem anda possui um histórico politico: deputado no Parlamento da Catalunha entre 2010 e 2012, período no qual defendeu pautas separatistas.
Apesar de não haver uma estimativa exata de sua fortuna, Laporta acumulou um patrimônio e grande influência ao logo das décadas, por meio do direito empresarial e da política.
Cumprindo seu segundo mandato como presidente do Barcelona, tendo o primeiro (2003 e 2010), marcado pela ascensão do clube no cenário mundial com a chegada de Guardiola, Messi, Xavi e Iniesta, o mandatário retornou ao cargo em 2021, em meio a uma grave crise financeira do clube catalão. Desde então, ele segue tentando equilibrar as contas e fazer novos acordos comerciais.
Em janeiro de 2025, o presidente foi citado em uma investigação judicial por suposto envolvimento em um investimento suspeito de €4,7 milhões ligados à empresa CSSB Limited. O caso aumenta ainda mais a pressão ao seu comando, já marcado por dificuldades econômicas e negociações complexas.
Apesar de não divulgar oficialmente seu patrimônio, Laporta é visto como uma das figuras centrais nos bastidores do futebol europeu, tanto pelo poder simbólico dentro do Barcelona, como pelos vínculos empresariais na Catalunha.