Árbitro do Super Mundial é denunciado no STJD

Nesta terça-feira (6), a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o árbitro Ramon Abatti Abel, um dos brasileiros que pertence ao quadro da FIFA. Ele, que pertence ao quadro de árbitros de Santa Catarina, acabou sendo denunciado por não cumprir a nova regra dos oito segundos no jogo entre Palmeiras e Botafogo, válido pela 1ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Segundo a nova regra, quando os goleiros estiverem com a bola nas mãos por três segundos, o árbitro deve iniciar uma contagem e, caso o arqueiro ultrapasse os oito segundos com a posse de bola, um escanteio deve ser marcado para a equipe adversária. Aos 48 minutos do segundo tempo, Abatti Abel demorou a abrir a contagem e John ficou com a posse por quase 20 segundos.

Pelo cumprimento incorreto da regra, Abatti Abel foi enquadrado no ‘Artigo 259’ do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e pela Regra 12 do IFAB. O primeiro fala sobre “deixar de observar as regras da modalidade” e pode render uma suspensão de 15 a 120 dias. Enquanto o segundo fala sobre o como a regra deve ser seguida a partir de agora. O julgamento deve acontecer na próxima quinta-feira (8), no Plenário do STJD, no Rio de Janeiro.

Abatti Abel é um dos árbitros do Super Mundial

Em abril deste ano, a FIFA divulgou os nomes dos árbitros que participarão das partidas do Super Mundial de Clubes, competição continental que será disputada nos Estados Unidos entre junho e julho deste ano. Na lista que conta com mais de 110 profissionais incluindo árbitros, assistentes e árbitros de vídeo, estão os brasileiros Ramon Abatti Abel e Wilton Pereira Sampaio.

A nova regra dos oito segundos, que foi descumprida por Abatti Abel no jogo entre Palmeiras e Botafogo, será implementada nas partidas do Super Mundial. A competição terá início no dia 14 de junho com o jogo de abertura entre Al Ahly e Inter Miami, que fazem parte do Grupo A junto a Palmeiras e Porto. Além do Alviverde, os outros representantes brasileiros na competição são Flamengo, Fluminense e Botafogo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.