Após derrota de Vini Jr, FIFA já prepara nova eleição para melhor do mundo
A FIFA já está preparando a próxima edição que elegerá o Melhor Jogador do Mundo de 2025. A última edição terminou de forma polêmica, já que o brasileiro Vinícius Júnior, considerado o grande favorito a levar a premiação, acabou perdendo para o volante Rodri, do Manchester City. A situação para esta temporada, no entanto, parece ser diferente.
Isso porque a disputa não deve ficar polarizada entre dois nomes, já que pelo menos cinco atletas vem demonstrando grande capacidade para levar a premiação: Raphinha e Lamine Yamal (ambos do Barcelona); Mohammed Salah (Liverpool); Lautaro Martínez (Inter de Milão) e Ousmane Dembelé (Paris Saint Germain).
Raphinha, inclusive, se tornou um grande candidato por conta dos números espetaculares na atual temporada. O camisa 7 dos Culés disputou 53 partidas até o momento, anotando 32 gols e 25 assistências. Ele é o artilheiro da atual edição da UEFA Champions League com 13 gols em 14 jogos, mas o Barcelona acabou caindo nas semifinais para a Inter de Milão após uma derrota por 7 a 6 no placar agregado.
Eliminação na Champions pode prejudicar brasileiro na premiação da FIFA
Raphinha era considerado por muitos torcedores um dos maiores favoritos a levar a premiação e encerrar um grande jejum. Acontece que, o último brasileiro a vencer a premiação foi Kaká, eleito Bola de Ouro em 2007 quando jogava pelo Milan. De lá pra cá, a premiação da FIFA ficou dividida entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Apenas três vezes, o vencedor não foi um dos dois craques: 2018 (Luka Modric); 2022 (Karim Benzema) e 2024 (Rodri).
A eliminação do Barcelona, no entanto, pode colocar Raphinha um pouco atrás dos adversários na briga pelo título de melhor jogador da temporada. Principalmente se levarmos em conta que dois dos candidatos (Dembelé e Lautaro) conseguiram avançar para a final do torneio continental este ano.